Translate

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher



Mulheres têm uma tarde festiva no Palácio-Museu 


A tarde do dia 8 de março foi festiva e com muita informação cultural no Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC). Vinte mulheres foram homenageadas no dia dedicado internacionalmente às mulheres, num evento promovido pela Academia Literária de Vida em parceria com o PMOC que contou com palestra, apresentação musical e um breve recital de poemas.


Troféus - O PMOC e a Academia Literária de Vida entregaram troféus às homenageadas pelo trabalho de destaque que desenvolvem em suas respectivas áreas. Antes, às 16h, foi proferida palestra sobre "A Mulher na História", proferida pela presidente da Academia Literária de Vida, Maria Lígia Madureira Pina. Foi aberta, também, uma exposição com o tema "A Mulher na História da Sociedade Sergipana".

Dirce Nascimento recitou poemas
Música e poesia - A cantora Célia Gil fez uma belíssima apresentação musical que foi permeando o evento com canções e a estudante e neta do presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson do Nascimento, Dirce Nascimento, recitou poesias de Fausto Cardoso e Carlos Drumond de Andrade. Representações femininas dos colégios Gracho Cardoso, Pio Décimo e Dinâmico participaram do evento como convidados especiais e se emocionaram com as homenagens.

A presidente da Academia - a escritora e professora Maria Lígia Madureira Pina - é membro da Academia Sergipana de Letras, ocupa a cadeira nº 27 da ASL, cujo patrono é o professor Manuel Luiz Azevedo de Araújo, fundador do Colégio Atheneu. A palestra proferida pela poetisa foi centrada no livro de sua autoria que aborda o universo feminino: "A Mulher na História".
Conceição Ouro e Ivânia Pereira
Secretária adjunta da SEPM
Olga Andrade,
presidente da Sofise
Lígia Maynard, da APADA e Josefina Braz













As homenageadas foram: a primeira-dama do Estado Eliane Aquino; a secretária de Estado da Mulher, Maria Teles (representada pela secretária adjunta Ivânia Pereira); a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino; desembargadora Clara Leite Resende; deputada estadual Ana Lúcia; a presidente do TRE, desembargadora Aparecida Gama; a presidente da Associação de Bordados de Divina Pastora, Elizabete Raimundo; a presidente da Sociedade Filarmônica de Sergipe, Olga Andrade; escritora Ilma Fontes; a pesquisadora Aglaé Fontes de Alencar; a advogada Luzia Maria Costa Nascimento; a professora doutoranda, Cristiane Vitório; professora Ana Maria Medina; a advogada e presidente da APADA, Lígia Maynard; a presidente do Movimento das Cidadãs Positivas, Maria Georgina; a professora e primeira vereadora de Aracaju, Maria Carmelita Chagas; professora Maria da Glória Menezes Portugal; professora Maria da Conceição Melo Costa e as escritoras Núbia Marques e Maria Thetis Nunes.
Fotos: Noel Lino e Edson Araujo. Matéria: Ascom/Secc.

Assista ao vídeo ( Agência Sergipe de Notícias) sobre o evento: