Translate

sábado, 5 de maio de 2012

Vamos fazer uma brincadeira engraçada?

                                                                                                                                                   
                                                       


De Josefina Cardoso Braz e ilustrações de Fernando Athayde - Editora Segrase, 1997, 16 páginas. “...Em inocentes diversões, à noite, nas calçadas onde a criançada se reunia era comum a brincadeira do ratinho, que visava ao prazer do riso através da cócega. Tiradas da literatura oral para fixação do folclore daquelas região, expressão cultural de nosso povo, as histórias e brincadeiras não só fazem maior aproximação afetiva entre as crianças, pais e professores; elas também incitam a criançada à fantasia, forma única que o universo infantil admite”.  É o ratinho percorrendo a mão, o braço e ....



Revista que comemora os vinte anos da nossa Academia (2012). Edição com matérias sobre comemorações, lançamentos de livros, viagens, comentários sobre livros, crônicas, poesias, ensaios, pesquisas e curiosidades captadas no dia a dia das acadêmicas. A jornalista e acadêmica Shirley Rocha é a responsável pela edição e maioria das fotos. Com 52 páginas, tamanho A4, colorida, impressão Info Graphics. 
Alguns títulos: A Construção do Espaço Cultural Feminino em Aracaju no Início do Século XX; Aracaju, a filha de Sagres; Tirzah Braz recebe prêmio em Natal; A Relíquia, Contos e Crônicas; Filhos do Cárcere; Tarde Festiva no Museu Olímpio Campos; Prêmio Capital; Os 142 anos do Curso Normal em Sergipe; Tardes Acadêmicas; Forrobodó; Um breve olhar sobre os países imperiais da Europa Central; Carta aos jovens psicanalistas do Fórum Baiano de Psicanálise; Vida e obra de Maria das Graças; Trabalhar com Cultura é muito caro; Imagens bíblicas em "Fausto" de Goethe etc.