Translate

sábado, 14 de junho de 2014

Reminiscências



Maria Lígia Madureira Pina

Quanta saudade em minha alma
do São João da minha infância!...
Papai, mamãe, as tias, as primas,
os primos e amigos...
Cila, Bá Pio, velha Maria
e eu, por todos mimada.
Que festa linda! Quanta coisa saborosa!
Pamonha, canjica, milho verde cozido
e assado e o saboroso manauê
que a mamãe fazia.
Aquecendo a noite fria
a fogueira enorme
transformada em braseiro.
Assava-se o milho verde
e a gostosa carne do sol
feita em casa.
Vamos pular a fogueira?
Vamos...

“São João dormiu
São Pedro acordou
Ester é minha tia
porque São João mandou”.

As sortes, as adivinhações...
“Menina namoradeira
que sempre está à janela
tua sorte é se casar
com um cara de panela”.
Risos, graçolas, gritos...
Botar faca virgem em bananeira,
barquinha de papel
marcando na bacia com água
o nome do Príncipe Encantado.
Rodas de samba.
Cantigas de roda:
“Vem cá siriri
as meninas me chamam
e eu não quero ir”.
E os bailados folclóricos,
os ternos, as prendas
E outras brincadeiras?

“Lá vai minha barquinha
carregada de ...Amor”
Fogos a valer:
chuvinha, chuva de prata
pistolas e rojões
cobrinhas e vulcões
      e o amor
aquecendo os corações.

      (23.06.1975)

Do livro “Satélite Espião – observa a vida no Planeta Azul”, poesias, publicado em 1998, Gráfica Popular.