Translate

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Carmelita, Gizelda e Núbia homenageadas pela Secretaria de Estado da Cultura

O evento faz parte das comemorações da Emancipação Política de Sergipe 
que comemorou 196 anos no dia 08 de julho.


Homenageando três escritoras, professoras e poetas ícones da cultura sergipana, Carmelita Pinto Fontes, Gizelda Santana de Morais (in memoriam) e Núbia Nascimento Marques (in memoriam), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou nesta terça-feira, 12, a exposição “Sergipanidade – As Letras e a Memória em Cena”. 
Além de livros e pinturas das homenageadas há esculturas de Véio, fotografias de José Caldas e Irineu Fontes, telas de Edidelson Silva, Jaime Farias, Jenner Augusto, José Fernandes e Wellington. A exposição segue aberta ao público durante todo o mês de julho no Corredor Cultural Irmão que fica na sede da Secult, localizada na Rua Vila Cristina, 1051, Bairro 13 de julho, Aracaju.
O Secretário Irineu Fontes e a equipe organizadora do evento
O secretário de Cultura Irineu Fontes falou da sua “grande alegria em receber tantas pessoas importantes da nossa cultura, para homenagear três grandes nomes da literatura sergipana.” Explicou sobre o projeto realizado mensalmente, homenageando personalidades importantes que trabalham ou trabalharam pela cultura do Estado. Ao final elogiou bastante sua equipe pela organização do trabalho ali concretizado sob aplausos dos presentes.  

Dirce Nascimento
Em seguida houve o recital, com poesias da autoria de Núbia Marques, Gizelda Morais e do poeta Santo Souza declamadas respectivamente por, Dirce Nascimento, Marta Hora e Ilmara, neta do poeta Santo Souza. 
Martha Hora
Ilmara, neta de Santo Souza 
Maria Hermínia Caldas e Stella Maris
diretora administrativa/Secult
Shirley Rocha representando a
Academia Literária de Vida
recebeu a Menção Honrosa
 de Maria Lígia M. Pina
 das mãos
 de Márcio Barreto
 diretor presidente /Segrase

Também receberam Menções Honrosas os escritores,poetas e pesquisadores: 
Antônio Carlos Viana,
Hermínia Caldas,
Iara Vieira (in memoriam), 
Lígia Pina (in memoriam),
Luis Antônio Barreto (in memoriam),
Mário Cabral (in memoriam),
Maruze Reis, Murilo Mellins, Santo Souza (in memoriam) e Terezinha Oliva. 

Geraldo Santana de Morais, irmão de Gizelda 

Eneide de Azevedo (filha de Núbia) e Irineu Fontes


Dr. Artêmio Barreto representou o irmão Luis Antônio Barreto
As homenageadas

Carmelita Pinto Fontes nasceu em Laranjeiras (SE) a 01 de fevereiro 1933. Licenciada em Letras e pós-graduada em Linguística, Literatura Francesa, Literatura Hispano-Americana. Professora, poetisa, contista, cronista, jornalista e teatróloga. Em 1962, tornou-se co-fundadora da Academia Sergipana de Jovens Escritores. Carmelita também fez parte do Conselho Estadual de Cultura, do Conselho Estadual de Educação, e Diretora da revista da UFS, tendo desenvolvido várias atividades referentes às culturas. 
Gizelda Santana de Morais nasceu em Campo do Brito (SE), em 30 de maio de 1939. Iniciou o curso de filosofia em Belo Horizonte, e, posteriormente, foi morar em Salvador, concluindo o curso de filosofia e também de psicologia. Fez mestrado em Psicologia na USP e, posteriormente, cursou doutorado e pós-doutorado na França. Ocupou a cadeira nº 13 da Academia Sergipana de Letras. Trabalhou como professora em universidades de Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, além de ter lecionado na Universidade de Nice, França. Faleceu em 15 de agosto de 2015.
Núbia Nascimento Marques nasceu em Aracaju (SE), a 21 de dezembro de 1927. Desde os 14 anos de idade, ela escrevia poemas. Aos 20 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, então capital da República, cursando Belas Artes e trabalhando na Revista Seleções do Reader’s Digest. No Rio, em 1948, frequentou a Sociedade Brasileira de Artes Plásticas.  Além das letras, ela também cultivou o desenho e a pintura. Formou-se em Serviço Social, trabalhou na área e tornou-se professora da Universidade Federal de Sergipe. Cursou mestrado na PUC-SP. Ocupou a cadeira nº 34 da Academia Sergipana de Letras, sendo a primeira mulher a adentrar no Sodalício, em 1978. Faleceu em 26 de agosto de 1999. (Veja nossa página PATRONAS).