Translate

quarta-feira, 29 de março de 2017

CONVITE

           Com muita honra a ACADEMIA LITERÁRIA DE VIDA, em parceria com o SINPRO/SE, convida para participar da homenagem à Professora LUCILA MORAES CHAVES, reconhecendo-lhe os méritos profissionais e a dedicação sempre demonstrada ao Magistério.
         O evento acontece dia 31 de março, às 15h30min, na sede do SINPRO-SE - Rua Maruim, 707, (entre Rua Lagarto e Av. Francisco Rollemberg), na cidade de Aracaju/Sergipe.
Academia Literária de Vida - ALV
Shirley Rocha - presidente
Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino do Estado de Sergipe – SINPRO/SE
Antonia M. Dórea da Silva - presidente.

Professora Lucila Moraes Chaves
“Lucila Moraes Chaves nascida em Laranjeiras – Sergipe – filha de Antonio Dário de Moraes e Maria Márcia Moraes. Fez curso primário na Escola Laranjeirense, em sua cidade natal. O ginásio foi realizado no Colégio Estadual de Sergipe, após aprovação em exame de admissão, em que foi classificada em primeiro lugar, com média 9,5 conforme consta do Diário Oficial de 27 de fevereiro de 1944. Concluído o ginásio optou por fazer o curso Técnico de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio de Sergipe.
(...) foi aprovada em primeiro lugar no Concurso Público de Escriturário do Quadro único do Estado, conforme Diário Oficial de 19 de agosto de 1951.
(...) fez Exame de Suficiência em Francês na Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, em julho de 1952, aprovada em primeiro lugar.
(...) lecionou no Colégio Pio Décimo por 22 anos, Colégio Jackson de Figueiredo, 25 anos, Colégio Tobias Barreto, 04 anos e no Colégio Estadual de Sergipe, 26 anos.
(...) aposentou-se, mas em 1980 voltou a ensinar na Escola de 1°. Grau Batista Sergipana.
Há uma escola com seu nome (homenagem prestada por seu ex-aluno, o governador Antonio Carlos Valadares)- Escola Estadual Professora Lucila Moraes Chaves, Decreto n. 12092 de 28 de fevereiro de 1991. Fica na Praça Osvaldo Mendonça - Bairro Matadouro, CEP: 49.090.000  
É casada com o professor Duclerc Chaves, um grande mestre da língua portuguesa. ”

·        -   Do livro de Maria Hermínia Caldas, Vultos da História da Educação de Sergipe.


           FLASHES DO EVENTO DIA 31 DE MARÇO DE 2017

Senhores, senhoras, amigos
A Academia ao longo dos nossos vinte e quatro anos tem oferecido bons momentos, graças ao direcionamento da saudosa Maria Lígia e a companhia das confreiras que a completam: Um grupo pequeno,  é verdade,  mas formado por pessoas que se harmonizam e gostam de ler e escrever.
Professoras na maioria, estamos sempre a honrar a arte da profissão de mestre. Aquele que abre caminhos para todas as outras profissões. Hoje é a vez do casal Chaves. Ambos, grandes mestres, lembrados e estimados por seus alunos até hoje.
Professora Lucila e professor Duclerc, receba  nosso Voto de Louvor e que todos tenham sempre na memória os ensinamentos que os senhores passaram através gerações. Agradecemos a ideia de Maria Hermínia Caldas e o apoio do Sinpro, ao qual nos somamos para a realização deste evento.
 Muito obrigada. 
Shirley Rocha
Homenageados - Duclerc e Lucila Moraes Chaves
Discurso de Lucila Moraes Chaves

       Ao agradecer a homenagem, Profª.. Lucila relembrou momentos importantes da sua vida: 
  “ Há 25 anos foi inaugurada no bairro Bugiu, a Escola Estadual de 1°. Grau Profª. Lucila Moraes Chaves. Difícil descrever a minha emoção quando naquele dia significativo entrei pela primeira vez naquele estabelecimento de ensino. Observando aquelas criança, alegres e carentes, prometi a mm mesma, enquanto vida tivesse, acompanharia sua caminhada até completarem o curso.
     E no dia 16 de fevereiro próximo passado, comemorando as Bodas de Prata, a direção da Escola nos ofereceu uma singela homenagem que guardei com carinho no meu coração. A penúltima diretora foi a Profª Anísia Santana, que muito se dedicou pelo crescimento da Escola. Após a sua aposentadoria, ocupou a direção o prof. Denis Pires Fernandez, que vem atuando com grande afeto, responsabilidade e determinação.
    No dia 20, próximo passado, meu esposo Duclerc e eu, recebemos uma comunicação que seriamos homenageados pelo SINPRO/Sergipe e pela Academia Literária de Vida em reconhecimento dos serviços prestados à Educação. Ficamos lisonjeados e felizes, mas devemos acrescentar que o mérito desse generoso reconhecimento vem do querido Sindicato dos Professores. A ele devemos toda a honra, pois desde a sua fundação até os dias de hoje vem lutando bravamente pelos direitos dos seus membros. Com muita alegria fiz parte da sua fundação. Lembro-me o quanto os seus Presidentes e as suas equipes lutaram por uma vida melhor, mas dentro dos seus limites, com firmeza e abnegação. O nosso Sindicato é respeitado por todos, inclusive pelas autoridades competentes devido ao seu modo de dialogar com seriedade, uma vez que conta com o apoio integral de nossos queridos professores.   
     A  Profª Yvone Mendonça e sua competente equipe sempre lutaram com toda a guerra para que esta instituição obtivesse êxito. A eles, a nossa gratidão e profundo respeito. 
   Do mesmo modo agradecemos a “Academia Literária de Vida” a participação nesta significativa homenagem que acabamos de receber, ela permanecerá para sempre em nossas vidas. Em se tratando da Academia Literária de Vida, vislumbramos a figura ímpar que foi a sua fundadora, a mestra Maria Lígia Madureira Pina, que há mais de 20 anos dedicou-se de corpo e alma e nos deixou imensa saudade. Graças a Deus a Academia não sofreu soluções de continuidade: é como Canta Charles Chaplin: “...o ideal que sempre nos acalentou renascerá em outros corações”. A vida se renova a cada dia e os seus membros são dedicados e assíduos.
         Querida Hermínia.
     Obrigada pelo seu incansável trabalho ao pesquisar com tanto carinho a vida dos colegas professores. A sua grandiosa obra ficará na História como uma relíquia que o tempo não pode apagar: “Vultos da História da Educação em Sergipe” é a sua obra prima. Você escreveu este livro com uma pena de ouro. Parabéns e muito sucesso no seu próximo livro.
    A “Academia Literária de Vida” está mais enriquecida com a novel sócia, a jornalista Sandra Maria Natividade, pedagoga e pesquisadora, cujo trabalho encanta a todos pela sua cultura e seriedade. É uma grande e atuante líder espiritual.
     Abrindo um parêntese, quero acrescentar à nossa homenagem, alguém muito especial chamado João Quintino, o responsável pelo sucesso dos encontros dos ex-alunos e ex-professores do querido Atheneu Sergipense. Há 17 anos que Quintino vem lutando com todo entusiasmo para unir o passado ao presente. Por isso o passado está sempre presente para alegria de todos aqueles que participam destes encontros. É uma festa linda, memorável. Parabéns Quintino e obrigada pela sua atuação.
    Gostaria de compartilhar com todos ma mensagem do grande escritor Augusto Cury que recebi de minha escolinha: ”Professores brilhantes ensinam para uma profissão. Professores fascinantes ensinam para a vida”.
    Desejo que esta mensagem fique gravada no coração e na mente de todos em especial dos nossos Educadores. Muito obrigada.
                        Lucila Moraes Chaves,
                         31 de março de 2017.

A mesa formada pelo Monsenhor José Carvalho de Sousa, a presidente da Academia Literária de Vida, jornalista Shirley Rocha, 
 o diretor da Escola Estadual Lucila Moraes Chaves - professor Dennis Pires Fernandes, 
a presidente do Sinpro - professora Antonia, professor Antonio Fontes Freitas e professor João Quintino.

*

     Antonia Maria Dória da Silva e a Secretária Geral do Sinpro Yvone Mendonça fizeram a  entrega dos  Títulos de Honra ao casal.

  *

Shirley fazendo a entrega das placas em aço para Lucila e Duclerc

Maria Hermínia - idealizadora da homenagem - entregou para Lucila
 uma Placa Resumo.com seu registro biográfico e profissional.

Parentes, colegas e amigos do casal lotaram o auditório do Sinpro. 

Professor Almiro Oliva Alves declamou de sua autoria ;

Ser docente

Ser docente é ser farol, é ser astro como o sol
Radiar luz e calor
É ser fonte de energia, é ser luz, sabedoria
- Ser autêntico educador.

Ser docente é ser amigo, eu previne do perigo
Dos escolhos do aprender.
Quando há pedras no caminho, vai o Mestre, com carinho,
Essas pedras remover.

Ser docente é ser agente do processo permanente
De mudança e formação.
Processo tão relevante que merece a cada instante
Ser lembrado ao cidadão.

Ser docente é ser Mentor, é ser Mestre, Educador
Que persegue esse ideal:
-De levar ao mundo inteiro o saber mais verdadeiro
Da cultura universal.

Ser docente é, com certeza, transcender a realeza
No reinado do Saber.
Como herói que não se rende, tanto ensina quanto aprende
E faz o mundo aprender.

Ser docente, ó que ventura! Transformar a criatura...
- Só à luz do aprendizado!
O Mestre ensina... o aluno aprende. O mundo inteiro se rende...
Todo mundo é resgatado!...

*
     O professor Dennis recebeu de Maria Hermínia Caldas uma Placa Resumo em tamanho maior que deve ser colocada  em local de destaque na Escola, para que os alunos, professores e visitantes conheçam quem foi a pessoa que deu nome àquela escola.

*
*    A professora Cléa Brandão de Santana, membro da Academia Literária de Vida leu a poesia Oração da Mestra, escrita por Maria Lígia Madureira Pina, em outubro de 1965.

Oração da Mestra

Amável  Jesus!
Diante do Sacrário, ajoelhadas,
Nós te suplicamos, ó Senhor,
Que cada dia, mais amemos,
A profissão que escolhemos
Que nela encontramos,
A razão de ser de nossas vidas,
A nossa vocação.
Que a ela nos entreguemos,
De todo coração
Faz Senhor, que amemos igualmente
A todos que nos entregastes.
Ajuda-nos a conhecê-los,
E aos seus erros perdoar e corrigir.
Protege-nos, Senhor
Ilumina com um raio de tua luz
As nossas consciências
Dá-nos o dom da Sabedoria
Para ensinarmos com clareza e justiça
Alegria e entusiasmo 
Para as causas justas e santas
E acima de tudo Senhor
Fortifica-nos na tolerância e no amor.