Translate

domingo, 15 de outubro de 2017

A Missão do Professor

Flores do campo - google
Maria Hermínia Caldas

    Hoje, olhando o infinito azulado com leves manchas de branco como se fossem lenços perdidos no espaço, pensei em muitas coisas e este pensar estava todo voltado para os intrincados problemas da educação.
    Várias situações se me apresentaram e entre elas, uma me chamou particularmente a atenção: como pode o professor educar se não ama suficientemente sua profissão? Como pode o professor educar se não sente o ardor da luta e a vontade de ser útil? Como pode transmitir valores morais e éticos se não os cultiva? Estas indagações me levaram à perplexidade em face do que é dito pelos que usufruem dos benefícios da escola – que, segundo muitos é a continuação do lar e com tal deve ser considerada.
    Não sabem os que procedem irreverentemente o quanto é grato ao coração estar em paz com o nosso destino profissional... O professor é agente, tem em suas mãos a grande responsabilidade de plasmar almas, caracteres e, por isso, deve estar empenhado em fazer o melhor, em transmitir aspectos positivos para que os educandos formem seus conceitos de vida. Preparar o adolescente para os embates do viver é algo muito sério e dignificante... É transmitir um pouco da própria pessoa. É bom que cada um reflita bastante sobre a condição de professor e que sinta estar ligado a uma legião imensa de seres humanos nos comportamentos seus que vão se confundir com os ensinamentos emanados da família e provocará por vezes, no espírito, na consciência do educando, um fenômeno estranho que eu comparo ao encontro das águas do rio com o mar. Acontecem choques que se refletem na personalidade mal formada dos jovens e isto é grave e complicado. Por esta razão, o professor deve aperfeiçoar suas maneiras, suas atitudes para que as revoltas e descontentamentos não se reflitam de modo desastroso e inconsequente.
  Quanta responsabilidade e quanta nobreza no desempenho da missão do mestre! Quanta necessidade de que se transformassem tudo em sacerdócio bem direcionado, capaz de ajudar realmente àqueles que lhe são confiados. Como eu gostaria de ouvir dos alunos palavras elogiosas e manifestações de gratidão aos educadores deste momento! É possível que, mesmo nos dias atuais, haja lugar para o respeito, a saudade e o reconhecimento.

__________________