Translate

segunda-feira, 28 de maio de 2018

OS CRISTÃOS BATISTAS EM PERNAMBUCO

 Livro de Francisco Bonato Pereira da Silva

- Há primazia na escrita e esmero na pesquisa! É assim que qualifico o escritor alagoano de nascimento, mas radicado em Pernambuco, Francisco Bonato Pereira da Silva – ou simplesmente Bonato, por mais essa obra sobre o campo batista pernambucano. Até o recebimento de Os Cristãos Batistas em Pernambuco (1885-2015), me contentava com o exemplar de sua obra “100 Anos de História” da Igreja Batista do Cordeiro – IBCOR, a igreja que ele denomina “do coração”, publicada em 2005. Trata- se de uma bela e magistral trajetória contada com o coração transbordante de alegria pelas dificuldades vencidas e por incontáveis e infindáveis vitórias, resumidas no marco do centenário da IBCOR.
A obra Os Cristãos Batistas em Pernambuco (1885-2015): a cronologia da sua história, baliza cento e trinta anos de história evangélico/protestante nos idos do século dezenove, considerada fase difícil da instalação, misto de ataques, prisões, perseguições que marcaram um período nebuloso;  mas persistência foi o que não nos faltou no século  vinte - àqueles fatos do passado - ficaram apenas nos livros que contaram a história vitoriosa da denominação batista não só em Pernambuco, mas no país como um todo. 
Agora, no século vinte e um, a história contada por nossos contemporâneos traz à lume fatos minuciosos dos primórdios, entendendo o leitor que esses ainda, de forma resumida, porque novos fatos da época vão se juntando, como se estivéssemos confeccionando uma vistosa colcha de retalhos. 
O ato de ler nos faz viajar à história dos batistas, notadamente no nordeste, aonde os nomes que divisamos lá em Pernambuco, muitos deles são vistos em Sergipe, porque a história da denominação perpassa pela cooperação, pois é desta forma que nos encorajamos nos fortalecemos um ajudando ao outro como preceitua o livro sagrado a Bíblia. “Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: Esforça-te!” Is. 41.6. Então nomes como: John Mein, David Mein, Lou Demie Mein, Coriolano Costa Duclerc, Djalma Cunha, Clara Lynn Williams, Maye Bell Taylor, Miqueias da Paz Barreto, Ney Ladeia, Ademar Pagle, desses alguns já nos precederam junto ao Pai, outros aposentados e outros continuam na seara, certo é que emolduraram a interação de bênçãos trabalhando nas instituições ou ministrando conferências evangelísticas no campo sergipano.
Na verdade, os campos em sua independência criam uma interdependência benfazeja que encurta distâncias, servindo mutuamente; durante a leitura vi em todo momento pontes, mostrando caminhos através da instrumentalidade de homens de Deus que trabalharam diuturnamente para construir uma denominação solidificada na verdade.
 De parabéns, portanto o autor FBonato, graduado em Engenharia civil, bacharel em Teologia e Direito, amigo muito estimado, pela publicação que enriquece o mercado editorial e abastece a biblioteca dos pesquisadores país afora. A preocupação em subsidiar a obra com a realização das Convenções, sedimentando a história das igrejas, das instituições, da denominação no campo pernambucano, a farta iconografia, ilustrou regiamente a obra Os Cristãos Batistas em Pernambuco.

Sandra Natividade
Em 4/maio/2018.