4- Fundadora - Maria da Conceição Ouro Reis


Cadeira 4 - Fundadora - Maria da Conceição Ouro Reis
Patrona: Maria Rita Soares de Andrade

Maria da Conceição é professora aposentada pelo Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe e Psicanalista atuante. É vice-presidente do Núcleo de Atendimento Psicológico - NAPSI com sede em Salvador/BA e membro fundador do Forum Bahiano de Formação em Psicanálise e Estudos Disciplinares. Professora do curso de Teoria Psicanalítica da UNIGAES (pós-graduação “latu senso”). Fez cursos em Zurich e Paris, também apresentando trabalhos na área de Psicanálise. Tem curso de especialização em Frances e Italiano pela Universidade Federal da Bahia; Extensão em Psicologia pela Faculdade Católica de Filosofia da Bahia; Pós - graduação em Metodologia do Ensino - UFS; Extensão em Teoria Psicanalítica - UFS e Apresentação de papaers no Centre Hospitalier Robert Ballanger - França( 1993-1994-1997 e 1999).
Durante a adolescência publicou na revista UNICA (circulou por mais de vinte anos em Salvador/BA) suas poesias e crônicas. Seu primeiro livro foi A Lagoa do Fauno (poesia), depois, já no Colégio de Aplicação da UFS, Projeto Laboratório de Criação Literária; Redigir Bem ou a Arte de Comunicar-se; EVELINA (primeiro romance, escrito quando tinha 17 anos) e O Executor, de contos. Tem até o momento, 26 livros inéditos, 30 trabalhos de psicanálise e mitologia e em andamento mais três: VIDA - ÁGUA, FOGO, TERRA E AR; Psicanálise humanizada - Ensaio; e Lições da Vovó -Método Camaleão-Crônicas. Tem trabalhos publicados no Jornal A Tarde, Jornal El Sergipense, Jornal da Cidade, Jornais e revistas da Academia Literária de Vida.    
Recebeu pelos serviços prestados ao Magistério diploma de Honra ao Mérito da Associação de Professores Licenciados do Brasil seção Sergipe; título de Educador do Ano, conferido pelo Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino de Sergipe; diploma de participação no 1º Prêmio Banco Real de Talentos da Maturidade de 1999, 2000/05 e 07; título de Professor Emérito da UFS-2005; Placa comemorativa do 46º. aniversário da Secretaria de Educação de Sergipe - 2006, em reconhecimento à capacidade administrativa e serviços prestados à Educação em Sergipe; Placa da Independência da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe pelos serviços prestados à Educação; título Educadora Destaque - 2008, conferido pelo Governo do Estado através da Secretaria de Educação; Troféu Falcão de Ouro, entregue na III Bienal do Livro em Itabaiana-2015. Colaboradora do Movimento Cultural Antonio Garcia Filho - MAC da Academia Sergipana de Letras. Foi homenageada com Menção Honrosa pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em 18 de maio de 2017. Faleceu dia 06 de junho de 2021 em Aracaju/Sergipe. 


  

Cadeira 5 - Fundadora - Cléa Maria Brandão

Patrona: Maria da Conceição Melo Costa

Nascida em Aracaju/SE a 7 de dezembro de 1945, filha de Rosalvo Wynne Rosa Queiroz e Carmelita de Freitas Bandão. Professora e escritora fez o ginasial no Instituto de Educação Ruy Barbosa e pedagógico no Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Licenciada em História pela Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe em 1967. Ensinou em vários colégios: Colégio Tiradentes, Colégio do Salvador, Colégio Visão, Colégio Municipal Presidente Vargas, Colégio Estadual Costa e Silva e Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Aposentou-se por tempo de serviço da rede estadual e federal da Educação em Sergipe. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura (conselheira e vice-presidente) em várias gestões.

É membro fundadora da Academia Literária de Vida desde 1992, cadeira n. 5, cuja Patrona é a professora Maria da Conceição Melo Costa - Cecinha Melo; membro do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras, cadeira n. 5, Patrono Severino Pessoa Uchôa e em 2016 foi eleita membro da Academia de Letras de Aracaju-ALA, cadeira n. 23, Patrono José Bezerra dos Santos. Membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Publicações: “Casa de Farinha e Outros Escritos”, publicado em 2005, memórias de infância. Lançou seu segundo livro em 9 de dezembro de 2013, com o título ANVERSOS, de fundo psico-filosófico, político e sociológico. Em 21 de agosto de 2014 lançou "Rosalvo Queiroz - o ilustrado maruinense"  biografia de seu pai. Em 2017, foi coautora do livro Sob o sol do Sodalício, organizado pela acadêmica Jane Alves Nascimento Moreira de Oliveira, com o texto “Prof. Severino Pessoa Uchôa – um poeta educador”. Em 2019 lançou "Estação Rosário do Catete" um pouco de história e suas lembranças de quando criança naquela cidade, município de Sergipe. E retoma as memórias com Casa de Farinha 2 publicado em 2021. Também tem trabalhos publicados no Jornal El Sergipense, Jornal da Cidade e jornais e revistas da Academia Sergipana de Letras e Academia Literária de Vida.                                             

Recebeu homenagens, entre as quais, Professor do Ano, conferida pelo Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino e Placa da Independência, conferida pela Secretaria de Estado da Educação pelos serviços prestados à Educação em Sergipe.

Reeditado em 02.03.2024.

                                                    

Cadeira 6 - Fundadora Josefina Cardoso Braz
Patrona: Etelvina Amália de Siqueira


Escritora e professora, licenciada em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Federal de Sergipe. Fez Pós - Graduação em Língua Portuguesa-Redação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Cursou o Seminário de Sistemas Educacionais em Tel - Aviv/Israel, fez curso de Língua Francesa no Centre de Langues a Louvain - la - Neuve/ Bélgica e vários outros ligados à língua portuguesa. Lecionou no Colégio Jackson de Figueiredo e Escola Técnica Federal de Sergipe, de onde é aposentada. Faz parte do Movimento Cultural Antonio Garcia, de apoio a Academia Sergipana de Letras, (cadeira n.19, Patrono Epifânio da Fonseca Dória).
Josefina Cardoso Braz profere palestra sobre literatura infantil em vários colégios da nossa capital. Já publicou os livros: ”As Formiguinhas Amigas”; “O Patinho Bonitinho”; “Cantiga de Ninar” e “Vamos fazer uma brincadeira engraçada?” Tem trabalhos publicados na Revista da Academia Sergipana de Letras.  Uma amizade marcou sua vida. Uma holandesa chamada Elizabeth Huidekoper que viveu com sua família no Brasil durante 15 anos, no período pós - segunda guerra mundial manteve  verdadeira amizade que reuniu as famílias por mais de 40 anos. Esse é o tema do livro “As Formiguinhas Amigas” que serviu para a tese do universitário Aoron Sena Cerqueira Reis, cujo orientador foi o Prof. Dr. Antonio Lindvaldo Sousa. O trabalho apresentado ao Departamento de História da UFS como requisito para conclusão do Curso de Licenciatura Plena de História, recebeu o título de “História, Memória e Sentimentos na Trajetória de Josefina Cardoso Braz”. Atualmente prepara uma edição de crônicas escritas ao longo de sua vida. Entre as várias homenagens que já recebeu destaca Troféu Falcão de Ouro, na III Bienal do Livro em Itabaiana-2015 e o título de Cidadã Sergipana, em 12 de novembro de 2015, entregue na Câmara Municipal pelo vereador Emmanuel Nascimento, seu aluno quando criança, na Escola Técnica de Sergipe. Foi homenageada com Menção Honrosa pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em 18 de maio de 2017. Professora Josefina nasceu na cidade de Santo Amaro das Brotas/Sergipe em 28 de abril de 1926 e faleceu em 06 de novembro de 2021, na cidade de Natal/Rio Grande do Norte, e sepultada em Aracaju/SE.