terça-feira, 3 de outubro de 2023

Falecimento da confreira Maria Hermínia Caldas - 03.10.2023

 



Cadeira 3 - Maria Hermínia Caldas
Patrona: Leonor Telles de Menezes

Escritora, professora, memorialista , servindo à rede estadual de educação e particular de ensino por mais de 55 anos. Bacharela e licenciada em Letras Neolatinas fez cursos de atualizações de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Brasileira, Curso de Especialização em Currículos e Habilitações Profissionais, Ensino de 2º Grau e Ensino Supletivo. Exerceu cargos como Diretora do Departamento de Educação Média - DEM, Chefe de Divisão de Coordenação Pedagógica do DEM, Diretora da Coordenação Executiva, Sub-cooordenador do Ensino de 2º Grau, Sub-coordenador do Ensino Supletivo, Suplente e Membro do Conselho Estadual de Educação, membro do Conselho Estadual de Entorpecentes, Presidente da Associação dos Professores Licenciados do Brasil - Secção de Sergipe; Presidente da Coordenação de Educação Moral e Cívica de Sergipe, suplente e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos e Proteção dos Idosos e membro da Academia Literária de Vida. É patrona da Academia Estudantil de Letras de Sergipe. Recebeu muitas homenagens do Ministério da Aeronáutica, Ministério da Marinha, Conselho de Educação do Estado, Capitania dos Portos, Sindicato dos Professores da Rede Particular de Sergipe e vários colégios da rede estadual. Em 2005 foi agraciada com a Medalha do Mérito Cultural Ignácio Barbosa. Em março de 2016 recebeu o título de Cidadã Sergipana da Assembléia Legislativa. 

Maria Hermínia Caldas pesquisou, organizou e editou o livro “Símbolos do Estado de Sergipe”. Todo ano coordena os desfiles do dia 7 de setembro pela Secretaria de Estado da Educação; dentro do COMOCI/SEED ela promoveu palestras, exposições de vultos históricos e personalidades marcantes na educação sergipana; desenvolveu uma pesquisa sobre os nomes colocados em escolas estaduais e professores mais velhos promovendo depois momentos para homenageá-los.

Editou e publicou uma Agenda - 2008 da ALV, enriquecida com  biografias dos membros da Academia e outras personalidades de destaque nacional. Criou um banco de dados sobre os grandes professores do Estado, com isso, auxiliando vários pesquisadores, escritores e jornalistas que necessitam dessas informações. Seu sonho é condensar e publicar, para que no futuro, se conheça a participação desses professores no universo da educação no Estado. É de sua autoria o Manual de Prática Educativa - Símbolos do Estado de Sergipe; Manual Prático sobre o Uso e Apresentação da Bandeira Brasileira. Em 2015 publicou "Vultos da História da Educação em Sergipe" pesquisa que registra personalidades importantes para a educação e cultura do Estado.  Em 2017 publicou Resumos Biográficos de Educadores- Destinado a estudos e pesquisas.Em 2018 durante o jantar de comemoração de aniversário da ALV lançou o livro de poesias "Encantamento e Vida", o mesmo acontecendo com o livro INSTITUTO DE EDUCAÇÃO "RUY BARBOSA". E prontos para lançamento em breve os livros: "ATHENEU SERGIPENSE" e outro o  "COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES".  

Ainda inéditos - Caderno de História de Sergipe; Folhas Esvoaçantes (poesias); Contos Infantis (prosa); Molduras (trovas); Conversas e Reflexões (prosa).