sábado, 22 de junho de 2024

Livros - de Sergipe para Amazonas

 

 Miguel Rocha da Silva (pai de Marta), Marta Vieira da Silva
 e Jean-Daniel Vallotton e algumas crianças

 


A nossa confreira Ailezz acaba de nos surpreender mais uma vez.  Ganhou parabéns e elogios das confreiras da Academia Literária de Vida de Sergipe que ficaram encantadas pelo enviou de 70 exemplares de seus livros para uma fundação que atende crianças e jovens de 7 a 13 anos da rede municipal de ensino. Nada demais - ela sempre está doando livros para escolas sergipanas. Mas, dessa vez ela enviou para o estado do Amazonas! Para a Fundação Almerinda Malaquias – FAM, situada no município de Airão-Amazonas.  Trata-se de uma Organização da Sociedade Civil (OSC), instituição privada e sem fins lucrativos, que há 24 anos, atua no município. 

A FAM surgiu com a missão de oferecer treinamento em marcenaria, transformando sobras de madeira em artesanato de alta qualidade. O projeto visava proporcionar uma fonte de renda sustentável para as comunidades, com ênfase na educação e na transformação social, comprometida em promover orientação e formação profissional.

Segundo Telma Lima - diretora executiva, a FAM tem foco educacional ambiental, e complementar ao ensino municipal, com o rigor da criança estar matriculada na rede municipal de ensino. Desde que foi fundada pelo trio Miguel Rocha da Silva, Marta Vieira da Silva e Jean-Daniel Vallotton em 2000, tem o eixo de atuação no Desenvolvimento integral do educando, passa por  despertar os sentidos (sentir, pensar e o agir) e  ser protagonista da própria história.


 

Aos alunos são dadas instruções e acompanhamento 

São peças para durar gerações

O currículo próprio contempla temas ambientais, valores humanos, geografia e história do município de Novo Airão, resgate e diversidade cultural. A FAM, tem contato direto com 187 crianças da comunidade, fora a demanda de 15% dos alunos dos ensinos fundamental I e II do município, que interagem com atividades de contação de histórias dentro das escolas municipais e promovendo vivências dos alunos que não participam da FAM.


A arte e perfeição das peças encantam ao olhar 

É nesse ambiente acolhedor que os livros de Ailezz ganharam prateleiras, colos e chão entre mãos pequenas e olhares atentos, curiosos de aprendizagem. Parabéns aos diretores, professores, coordenadores pelo belíssimo trabalho. Temos certeza  que o presente de Ailezz será lembrado sempre com muito carinho por todos da FAM. Contato : https://fundacaoalmerindamalaquias.org/


Editado por Shirley Rocha - 22.06.24.