quinta-feira, 25 de abril de 2024

MEU PÉ DE VELUDO

 


DE:  INÁCIA DÓRIA

                                                                           


Uma homenagem a saudosa e querida Profa. Maria Hermínia Caldas

A Natureza é pródiga! O encanto da natureza nos traz a paz. Felizes são aqueles que, por onde passam, deixam flores de bondade, afeto e de amor.

Esse pé de veludo veio da calçada da professora Maria Hermínia. Até hoje zelo por ele, em memória da professora.

A Professora Hermínia era uma pessoa encantadora para todos, com seu jeito simples e peculiar de ser. Mulher forte, corajosa, destemida, enfrentou várias batalhas, grandes desafios e superou muitos obstáculos na vida, com sua força e firmeza de uma rocha. Professora respeitada e querida por todos os amigos. Uma grande escritora e poetisa de mão cheia. Tinha um coração manso e religioso.

Sua história de vida é matéria obrigatória para aqueles que se espelham, em quem passa pela vida deixando um rastro de luz. Suas lições permanecerão vivas, em nossas vidas. Sempre foi assim, desde quando ela valorizava seus discentes, mostrando o poder da escrita, da palavra e da pesquisa. Por isso, seus ex-alunos rendem homenagens em todo o tempo. Assertiva unânime nas práticas educativas de quem teve o privilégio de conhecer e estudar com a Professora Hermínia Caldas.

Um ícone da Educação do Estado de Sergipe. Escreveu sobre os grandes vultos da História da Educação em Sergipe. Engrandeceu o Magistério com sua inteligência e brilhantismo, coroado por muito aprendizado e por muita vida. Dedicou toda a sua vida de corpo e alma a Educação e ao Civismo em nosso Estado.

Para a inesquecível Lígia Pina (in memoriam) em seu livro A Mulher na História, “Hermínia é a guardiã da memória cívica do país, em nosso Estado”. Ela respirava amor pela Pátria, para honra e glória deste imenso Brasil!

Qual é o sentido da vida?

“Saber viver é a grande sabedoria” disse Cora Carolina.

Viver com sabedoria a cada dia vivido é mais uma página da nossa história; é encontrar equilíbrio entre desafios e gratidão, aprender com as experiências, cultivar relações significativas e abraçar a simplicidade. Na jornada da vida a sabedoria se revela na compreensão de que a cada momento é uma oportunidade de crescimento e apreciação.

Ao valorizar o tempo na vida, podemos colher uma existência plena de amor e de graças. O ontem é história, o amanhã é uma incógnita e o hoje é onde tudo acontece. Com a longevidade vem a sabedoria que se consolida com o tempo, fruto de um aprendizado constante em toda a sua vida.

A vida é um presente divino que segue regando risos, secando lágrimas, desenhando sonhos, sarando mágoas e acalmando saudades.

 

25.04.1932 - 03.10.2023 


Encantamento


Vi, na turbulência dos meus sonhos,

Milhares de estrelas se encontrarem...

Não, não eram as estrelas

Eram os meus sonhos dourados

Que luzes de encantamento

Faziam da vida brotar

E os infindos caminhos iluminarem.

 

Não vou em busca de nada

Vou atrás da realidade,

Vou abraçar a verdade

E ver a vitória brindar

Os meus sonhos de outrora

Que, às vezes, me fizeram chorar

Mas que hoje são rosas douradas

Postas num divino altar!

 

A Professora Hermínia sempre foi a minha grande inspiração! “Só morre de verdade quem nunca é lembrado”.

Sou eternamente grata a Profa. Hermínia Caldas.

Deus está conosco, sempre! Amém! - Aracaju, 25 de abril de 2024




Por Maria Inácia Dória- membro da Academia Literária de Vida, cadeira n.08 Patrona Carlota Sales de Campos.