Translate

domingo, 10 de junho de 2018

LEMBRANÇAS LAGARTENSES DE EUCLIDES


Li com grande avidez Garimpando Lembranças obra misto de literatura e narrativas do experiente escritor Euclides de Oliveira Santos, um passeio livre e solto na memória criativa do escriba lagartense que canta sua terra natal em prosa e verso. Ele respira o município sergipano terra de ilustrados filhos a exemplo de Sílvio Romero, Laudelino Freire, Luiz Antônio Barreto, entre outros.
Euclides, o nosso lagartense, honra o nome com o seu xará, Euclides da Cunha - engenheiro, jornalista, poeta, romancista - aquele que marcou a literatura com a frase “O sertanejo é antes de tudo um forte”. Foi dessa fortaleza que o confrade se investiu, com foco, nas páginas iniciais dessa obra lançada em 2017, quando destaca o amor pela cidade, as lembranças que guarda do Grupo Escolar Sílvio Romero aonde estudou, descreve tudo como se estivesse vivendo aquele tempo agora; com impressionante riqueza de detalhes, relembra a memória olfativa de sua meninice vinda da padaria - o cheiro de pão no forno e dos bolachões de coco - os tímpanos fazem-no recordar “o serviço de altofalante Radiofon tocando a música Sinhá Maria, de Orlando Silva, o cantor das multidões”, e também quanto ao costume de ouvir rádio, diz o ilustre escritor, em suas memórias. “Minhas primeiras lembranças, a respeito estão ligadas a um rádio “mula”, alimentado por válvulas, que meu pai ligava todas as noites depois do café, para ouvir “A voz do Brasil”. Lembro-me até como ele o desligava na hora de dormir, cobrindo-o com uma flanela vermelha”.
Suas lembranças da infância vão além: as brincadeiras de cabra-cega, os jogos de marraio com bolinhas de gude, marcha soldado e das bodegas mais frequentadas da pacata cidade sergipana. Garimpando Lembranças englobou memórias de um aprendizado único, mas que se globalizam com leitura minudente, muitos leitores vão se encontrar ou reencontrar na obra desse notável sergipano de Lagarto. Euclides transcreveu em sua obra inesquecível soneto de Bastos Tigre sob o título: Envelhecer - aqui registrarei apenas o final do soneto: “Que a neve caia! O teu ardor não mude! Mantém-te jovem, pouco importa a idade! Tem cada idade a sua juventude.”
Euclides, de Garimpando Lembranças é pedagogo, jornalista militante e, certamente não deixará leitores esperando nova obra por muito tempo. Parabéns eminente confrade, sucesso sempre, é o que lhe desejo.
____________
Por Sandra Natividade
Membro da Academia Literária de Vida e também da Academia de Letras de Aracaju.
3/maio/2018.