Translate

A Academia


O Blog criado em junho de 2011, mas só exposto em março 2012 - foto de abertura.

Este endereço nasce com a finalidade de comemorar os 19 anos de criação da Academia Literária de Vida que reúne suas componentes num ambiente de harmonia, trabalho, pesquisa e estudo.

Fundada em 20 de dezembro de 1992 por um convite da professora aposentada - Maria Lígia Madureira Pina - firmou-se no tempo e no espaço congregando atualmente 10 sócias fiéis, assíduas e atuantes. A criatividade e o saber se confundem entrelaçados pela harmonia de sentimentos e versatilidade, tornando assim, aprazíveis os momentos de encontro e reuniões para exposição de páginas literárias, para discussão sobre realizações sócio-culturais e eventos outros que possam enriquecer a Academia Literária de Vida. Mantemos registro de tudo, com livros de Atas, arquivo de assuntos discutidos, fotos, jornais e revista.

O nome atual, Academia Literária de Vida foi sugestão da acadêmica Maria da Conceição Ouro Reis, em 19 de dezembro de 1993, diante do que discutíamos mensalmente, já que foi criada com o nome de Hora Literária em homenagem a uma instituição que existiu nos anos de 1927, na residência do Dr. José Calazans, no Santo Antonio, bairro de Aracaju-Sergipe. Para Conceição, nossos encontros não eram “apenas uma hora literária”, pois mantínhamos trocas enriquecedoras para nossas vidas. A marca foi desenhada por




Shirley Maria Santana Rocha, significando: os louros dos que criam o saber, o livro que o resguarda e o coração que dá a vida a todos nós. Elaboramos o Estatuto que foi registrado no Cartório do 10º Ofício, dia 10 de julho de 1995.

A Academia teve início com Maria Lígia Madureira Pina, (eleita presidente) Leyda Regis, Maria da Conceição Ouro Reis, Yvone Mendonça de Souza, Cléa Maria Brandão e Shirley Maria Santana Rocha. As seis assinam naquele dia a ata de fundação. Depois vieram Maria Hermínia Caldas, Ângela Margarida Torres de Araújo, Adelci Figueiredo Santos, Josefina Cardoso Braz, Maria Luíza Prado e Marlaine Lopes de Almeida. Perdemos Leyda Regis, em 1999 e Maria Luíza mudou-se do Estado em 2002. Elegemos Leyda Regis Patrona de Honra e a Sócia Honorária Maria Mônica Ouro Reis Veras. Em 2013 fechamos nosso quadro com a chegada de Raylane Andrezza Dias Navarro Barreto e Sandra Natividade.

Inserimos aqui parte do nosso arquivo. O conteúdo é diversificado. Para enriquecer o espaço usamos fotos dos nossos registros de reuniões e eventos, outras de amigos e ainda as que tomamos emprestadas, com muito respeito... Quando há créditos os divulgamos.  Muitas são dos nossos álbuns de poesias, elaborados ao correr da adolescência, geralmente ornamentados com desenhos, cartões postais, recortes de revistas, fotos de livros de arte, de história. Agradecemos a todos que ajudaram a deixar mais bonitas nossas páginas. Concluímos com o lema da nossa Academia, que é o pensamento de Leonardo Da Vince: Arte é vida; Vida é amor; Amor é Deus!
Aguardamos sua opinião e participação.
Boa leitura!


APÓS 2014

Em 14 de agosto de 2014 faleceu a fundadora e primeira presidente da Academia Literária de Vida - Maria Lígia Madureira Pina - vitima de um AVC. Só em fevereiro de 2015, as acadêmicas retornaram às reuniões, elegendo para presidente a jornalista Shirley Maria Santana Rocha que procura manter com muita persistência e harmonia o ideal e objetivos da fundadora. 
Jane Alves Nascimento Moreira de Oliveira foi eleita para ocupar a cadeira n. 01, substituindo Maria Lígia Madureira Pina. Depois, Maria Inácia Santos Dória foi eleita para a cadeira n. 07, substituindo Ângela Margarida Torres de Araujo, que retirou-se por motivo particular.
Veio a necessidade de renovação pela procura de jovens escritoras ao abrigo da Academia. Foi criada uma comissão para estudar a revisão e modernização do Estatuto. Entre outras coisas, cresceu o número de membros – de 12 passamos para 20.
Na noite festiva de 10 de maio de 2018, no espaço Villa Sorelle, mais cinco membros tomaram posse. As novas Acadêmicas são profissionais de várias áreas, mas cultuam o amor à literatura e arte através da poesias, crônicas, romances, esculturas, telas e fotografias. Todas já teem trabalhos publicados. O grupo consolidou-se graças a identificação com os objetivos colocados em Estatuto. São elas, Maria Edneide dos Santos Lemos, Tânia Cristina Santos de Souza, Izabel Cristina Melo dos Santos Pereira, Maria Zélia da Silva Rocha e Maria Eunice Guimarães Santos Garcia.   

DEZEMBRO 2021

Para comemorar os 28 ANOS DA ACADEMIA, completados em 20 de dezembro de 2020, realizou-se uma tarde festiva em 28 de janeiro de 2021, às 16 horas, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos – AEASE. O ponto alto foi a posse das duas novas eleitas, as senhoras Shirley Maria Rocha Reis, na Cadeira n. 17, cuja Patrona é a professora Zizinha Guimarães e Ilda Rezende da Costa Santos, na Cadeira n. 20, cuja Patrona é a escritora Gizelda Moraes. Nessa noite também foi distribuída a revista comemorando a data de fundação sob responsabilidade da jornalista e atual presidente da Academia, Shirley Rocha: colorida, com 100 páginas, contendo notícias, registro de diversos eventos, novas ações, poesias e crônicas das acadêmicas, com inúmeras fotos.

30 ANOS DE FUNDAÇÃO

Na comemoração dos 30 anos de fundação da Academia, realizada em 03 de janeiro de 2023, na sede da AEASE, às 19 horas, mais uma eleita tomou posse: Maria Mônica Ouro Reis Véras, para a Cadeira n. 04, antes ocupada por sua mãe, membro fundador, a falecida Maria da Conceição Ouro Reis. Foram homenageados com TÍTULOS DE HONRA AO MÉRITO os senhores Domingos Pascoal de Melo, Francisco Guimarães Rollemberg, Ismael Pereira, Jairo Alves, Gerval de Oliveira Pereira, Maria Olga de Andrade, Maria Lúcia Marques Cruz e Silva e com TÍTULOS DE MEMBROS ACADÊMICOS BENEMÉRITOS as senhoras Marlene Alves Calumby e Elenice Reis. A participação da Banda Filarmônica Santo Antônio, da cidade de Propriá sob o comando do Maestro Robério Britto dos Santos foi um dos pontos alto da noite, muito elogiada pelo público, um presente da Academia Literária de Vida de Propriá.