Translate

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Academias Literárias são homenageadas /Biblioteca Pública

 



                            

    A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória celebrou, na manhã da terça-feira, 16 de junho, seus 178 anos de fundação durante programação especial com o tema “Entre Memórias e Saberes”
    A programação contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, além de personalidades do meio cultural e intelectual sergipano.  

          

    A diretora da biblioteca, Juciene Maria Santos de Jesus, enfatizou o caráter de reconhecimento da data e destacou os números da instituição. “Hoje, a Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória reafirma sua importância para Sergipe com um acervo de, aproximadamente, 100 mil volumes e uma média anual de 35 mil visitantes. Esta celebração também é um momento de reconhecimento a todos que contribuíram para a construção dessa história: servidores, educadores, pesquisadores, usuários e colaboradores que ajudaram a consolidar este patrimônio como referência na preservação da memória e na difusão do conhecimento!

           
                     

    Entre os homenageados com o Diploma de Mérito Cultural, o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento, destacou a relevância da instituição para a vida cultural do estado; “Receber esta homenagem é motivo de grande honra. A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória cumpre um papel estratégico na preservação do patrimônio bibliográfico e documental sergipano, sendo referência para pesquisadores, estudantes e para toda a sociedade. Trata-se de uma instituição essencial para a formação cultural e educacional de Sergipe, que vai além da guarda de livros e documentos, contribuindo diretamente para a preservação da memória e fortalecimento da identidade cultural do Estado”, afirmou.

                                                     

    

    O professor doutor Wagner Gonzaga Lemos, enalteceu com sua palestra dois grandes nomes sergipanos: “Sílvio Romero, Epiphanio Dória e as lições para o nosso tempo”  e destacou a contribuição intelectual dos homenageados para a formação cultural de Sergipe e do Brasil. 

  Em sua palestra “Muito além de guardar livros: a BPED como espaço de transformação histórico-cultural”, o professor doutor Luiz Antônio Pinto Cruz conduziu o público por uma viagem pelos 178 anos de história da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, revisitando desde a atual sede da instituição, inaugurada em 1974, até suas origens.

 A entrega de Diplomas de Mérito Cultural às academias em reconhecimento as relevantes contribuições para o desenvolvimento cultural do Estado, revestiu-se de muito brilho e alegria por parte dos homenageados.  


A  nossa  Academia Literária de Vida foi
 representada pela acadêmica Sandra Natividade

Juciene e Elenice Reis, presidente da
 Academia Literária de Vida de Propriá




        

    O evento também recebeu estudantes do Centro de Excelência Barão de Mauá, que participaram das atividades e puderam conhecer mais sobre a trajetória da instituição e a importância da preservação da memória coletiva.

    Ao final houve a abertura da exposição “De Sílvio Romero para sua gente".

    As comemorações continuaram na quarta-feira, 17, com a realização da Feira de Troca e Doação de Livros e da atividade “A Voz dos Livros: leitura e comunhão na palavra literária”, reforçando o compromisso da instituição com o incentivo à leitura e à valorização do patrimônio intelectual sergipano

Editada por Shirley Rocha, com: Fonte e fotos da assessoria de comunicação da Biblioteca Pública E. Dória e Seduc.