Entre os homenageados com o Diploma de Mérito Cultural, o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento, destacou a relevância da instituição para a vida cultural do estado; - “Receber esta homenagem é motivo de grande honra. A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória cumpre um papel estratégico na preservação do patrimônio bibliográfico e documental sergipano, sendo referência para pesquisadores, estudantes e para toda a sociedade. Trata-se de uma instituição essencial para a formação cultural e educacional de Sergipe, que vai além da guarda de livros e documentos, contribuindo diretamente para a preservação da memória e fortalecimento da identidade cultural do Estado”, afirmou.
O professor doutor Wagner Gonzaga Lemos, enalteceu com sua palestra dois grandes nomes sergipanos: “Sílvio Romero, Epiphanio Dória e as lições para o nosso tempo” e destacou a contribuição intelectual dos homenageados para a formação cultural de Sergipe e do Brasil.
Em sua palestra “Muito além de guardar livros: a BPED como espaço de transformação histórico-cultural”, o professor doutor Luiz Antônio Pinto Cruz conduziu o público por uma viagem pelos 178 anos de história da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, revisitando desde a atual sede da instituição, inaugurada em 1974, até suas origens.
A entrega de Diplomas de Mérito Cultural às academias em reconhecimento as relevantes contribuições para o desenvolvimento cultural do Estado, revestiu-se de muito brilho e alegria por parte dos homenageados.
![]() |
| A nossa Academia Literária de Vida foi representada pela acadêmica Sandra Natividade |
![]() |
| Juciene e Elenice Reis, presidente da Academia Literária de Vida de Propriá |
O evento também recebeu estudantes do Centro de Excelência Barão de Mauá, que participaram das atividades e puderam conhecer mais sobre a trajetória da instituição e a importância da preservação da memória coletiva.
Ao final houve a abertura da exposição “De Sílvio Romero para sua gente".
As comemorações continuaram na quarta-feira, 17, com a realização da Feira de Troca e Doação de Livros e da atividade “A Voz dos Livros: leitura e comunhão na palavra literária”, reforçando o compromisso da instituição com o incentivo à leitura e à valorização do patrimônio intelectual sergipano
Editada por Shirley Rocha, com: Fonte e fotos da assessoria de comunicação da Biblioteca Pública E. Dória e Seduc.











