10-Raylane Andreza Dias Navarro Barreto

Cadeira 10 - Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
Patrona: Itala Silva

Formada em Ciências Sociais e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora PPG I da Universidade Tiradentes-UNIT onde atua também como membro de alguns dos seus Núcleos Docentes Estruturantes e como membro da Comissão Permanente de Avaliação do Material Impresso. atuando na escolha do material elaborado para os cursos ofertados na modalidade de ensino à distância. É também diretora do Instituto Tobias Barreto de Educação e Cultura. É líder do Grupo de Pesquisa Sociedade e Desenvolvimento Regional; Membro do Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais, da UNIT; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da UFS; Membro do Conselho Editorial da Typografia Editorial; Sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE; Sócia do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.  Dentre artigos e capítulos é autora dos livros  História e Educação Católica em Sergipe, parceria com Claudefranklin. M. Santos; Retrato Social de Sergipe, Fundamentos Antropológicos e Sociológicos; A Formação de Padres no Nordeste do Brasil - (1894-1933) e  Os Padres de Dom José - (1913-1933). Em 2012 por ocasião do 14º. Prêmio Universitário de Monografia da UNIT foi indicada para o 1º. Lugar Professor Universidade Tiradentes.   


Cadeira 11 - Adelci Figueiredo Santos
Patrona: Quintina Diniz de Oliveira e Silva

Bacharel em Geografia e História pela Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, título concedido no nível de Pós-Graduação-Concurso de Livre Docência em Geografia da População, homologado pelo Conselho do Ensino e da Pesquisa (Resolução n. 26/77(da Universidade Federal de Sergipe, em 1978. Fez vários cursos de especialização como Psicologia, Biogeografia, Estatística, Geografia e População, Geografia Humana, Didática, Climatologia, Papel do Estado na Organização do Espaço Rural e outros. É membro da Associação de Geógrafos Brasileiros, sócio fundador do Núcleo Municipal de Aracaju, da Associação de Geografia Teorética, Rio Claro e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Viaja sempre em busca de ampliar seus conhecimentos, de modo que, a exceção da Austrália, conhece o resto do mundo.
Exerceu a função de professora no ensino secundário em vários colégios da capital e superior da Universidade Federal de Sergipe-UFS. Ministrou disciplinas em cursos para Escolas Radiofônicas do MEC, curso de Doutorado do NPGEO, Problemas Demográficos no Mundo Subdesenvolvido no curso de Doutorado na UNESP e Mestrado em Geografia da UFS, mais Agricultura Brasileira no Mestrado em Geografia-UFS. Participou como examinadora de inúmeras bancas de concursos, bancas de monografias de bachalerado e dissertações de mestrado e doutorado. Na área administrativa participou como membro do Conselho Técnico Administrativo da Faculdade de Ciências Econômicas de Sergipe, Chefe do departamento de Geografia da UFS, membro suplente e efetivo da COPPG; representante do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFS no CONSU. Vice-Reitor da UFS, Reitora substituta durante 14 vezes; Vice - presidente do Conselho de Ensino e Pesquisa; Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação em Geografia; membro da Comissão de Pós-Graduação da UFS. Aposentada, foi contratada pela UFS para a orientação do mestrado em sua área.
Livros publicados: Áreas Agrícolas Subcosteiras do Nordeste Meridional, ÁREA Centro Ocidental do Nordeste; Nossa Terra, Nossa Gente, Atlas Escolar de Sergipe, Delimitação e Regionalização do Brasil Semi-árido/Sergipe; livro Didático Geografia de Sergipe; Nova Geografia de Sergipe; Atlas de Sergipe; Geografia, Agricultura e Meio Ambiente - Sergipe. Tem artigos e publicações através da Universidade da Bahia, Universidade Federal de Sergipe, Sudene, SEEC/Sebrae, Revista Geonordeste, revista Brasileira de Geografia, Caderno Sergipano de Geografia e nos anais de vários encontros que participou além fronteiras.



Cadeira 12 - Sandra Maria Natividade
Patrona: Flora do Prado Maia

Natural de Aracaju-(SE), graduada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Tiradentes – atual UNIT, Professora, Secretária Executiva, Pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior. Desempenhou funções profissionais no Instituto Brasileiro de Mecanografia (IBM), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Rádio Liberdade de Sergipe, Secretarias de Comunicação do Estado de Sergipe e do Município de Aracaju, Secretaria de Estado da Cultura, Assembleia Legislativa e Tribunal de Contas do Estado de Sergipe. Editou os periódicos: Jornal O Batista Sergipano e Crepúsculo. É produtora de crônicas ao longo de sua careira profissional tem colaborado com a mídia secular e evangélica através de: O Jornal Batista (RJ), Tribuna de Aracaju, O Inconfidente (Jornal laboratório da UNIT), Jornal da Cidade, Jornal O Batista Sergipano; colaborou com artigos e meditações para a Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista Brasileira - através das Revistas – Realização, Manancial e Revista de Homens Batistas.
É membro do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Sergipe - SINDIJOR, Sindicato dos Radialistas do Estado de Sergipe - STERTS, Associação Sergipana de Imprensa – ASI, Academia Literária de Vida - ALV, do Conselho Editorial de O Jornal Batista/RJ e da Academia de Letras de Aracaju-ALA. Atuou como membro do Conselho de Ética e também do Conselho Fiscal do SINDIJOR e do Conselho Fiscal do Seminário Teológico Batista Sergipano – SETEBASE.
Livros publicados: em 2007 - A Saga dos Pioneiros Batistas em Sergipe 1913-2003; em 2013 - A Luz Brilhou na Terra dos Cajueiros - Panorama Histórico dos Batistas em Sergipe 1913-2013 e O Esplendor da Caminhada – Síntese Histórica da Primeira Igreja Batista de Aracaju 1913 – 2013. Participou no período de 17 a 19 de outubro de 2013 da II Bienal do Livro Sergipano em Itabaiana/SE.
Homenagens recebidas: Diplomas de Honra ao Mérito concedidos pelo Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de Sergipe - SINSESE como Secretária Executiva portadora do registro SRTE/SE nº 02, em 20 de setembro de 2012 e da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe – pelos relevantes serviços prestados no campo da literatura religiosa, em 28 de janeiro de 2013. Gosta de conhecer o mundo, pessoas e costumes diferentes. Conhece quase todo o Brasil, já viajou para países da Europa e Asia.