Translate

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Uma folha perdida para algum aluno



Maria da Conceição Ouro Reis

  
Sabíeis que até os gênios necessitam de algo que os guie ao vestíbulo da Arte?
Vamos ao reino da música...- entre acordes divinais e melodias, o êxtase do infinito.
Entremos... os vossos sentidos em surdina, captam os sons imperceptíveis e eu serei feliz porque vossos ouvidos foram o veículo que vos levou ao reino da música e eu... apenas o guia.

Vamos ao reino da pintura... - entre policromias mil, o êxtase do infinito.
Entremos... os vossos sentidos em tela imaculada captam a combinação das cores e eu serei feliz porque os vossos olhos foram o veículo que vos levou ao reino da pintura e eu... apenas o guia.

Vamos ao reino da poesia... - entre rimas de sangue e trovas azuis, o êxtase do infinito.
Entremos... os vossos sentidos em percepção total, compreensão o tudo e o nada e eu serei feliz porque a vossa inteligência foi o veículo que vos levou ao reino da poesia e eu... apenas o guia.

Vamos à aula... - entre o português, o francês, o espanhol e o italiano, na gramatica e na literatura, o êxtase do infinito.
Entremos... o vosso esforço, atenção e estudo serão os responsáveis pelo saber e eu serei feliz porque vós mesmos adquiristes conhecimento e eu... apenas o guia.

Vamos à vida... - entre risos e lágrimas, o êxtase do infinito. Continuemos... Vós, da adolescência para a juventude, aureolados de esperança e amor; a vossa mestra, realizada em sua função de mulher porque tenho dois filhos e vos considero meus filhos espirituais,
Quando olhardes o oceano, lembrai-vos que as ondas vão e voltam, incansáveis, seguras de que executam um trabalho.
Quando olhardes o céu, no ocaso ou ao amanhecer lembrai-vos que há imensidões que a vista não alcança.
E quando os meus despretensiosos ensinamentos forem úteis algum dia, serei feliz porque vós mesmos assimilastes e eu fui apenas o guia.

DEUS esteja convosco.

Jornal El Sergipense, 27 de março de 1983.