A realização da primeira edição do Projeto de Conhecimento dos Poetas Sergipanos - 2024, realizado na Cidade de Salgado foi um sucesso e superou as expectativas. Já na chegada as acadêmicas foram recebidas com tapete vermelho e palmas dos alunos e professores. Gratificante surpresa!
Os cerimonialistas foram a professora Lenalda Lima e o professor Ricardo Araújo Almeida Santana |
A mesa foi formada por Maria Ângela Oliveira Santos, diretora do Centro de Excelência Deputado Joaldo Barbosa; a coordenadora Conceição Souza Andrade; a jornalista Shirley Maria Santana Rocha, presidente da Academia Literária de Vida; a professora Yvone Mendonça de Sousa, membro da Academia Literária de Vida e idealizadora do projeto, e a professora doutora Sônia Azevedo, presidente da União Brasileira de Escritores/Núcleo Aracaju.
Em seguida, a diretora Maria Ângela deu às boas vindas e agradeceu a escolha da cidade para a primeira edição do projeto. Com a palavra, Shirley Rocha disse do “imenso prazer por estarmos aqui sendo tão bem acolhidas por todos”. E parabenizou os alunos pela professora que eles têm e que se preocupa com eles, além da sala de aula. E explicou, foi assim que surgiu esse projeto, numa conversa informal entre a professora Lenalda e a professora Yvone. Também anunciou a exibição de um vídeo que conta a história da Academia desde sua fundação pela professora Maria Lígia Madureira Pina em 1992. O vídeo foi bastante aplaudido pelos estudantes e o público em geral.
Demais acadêmicas presentes: Cléa Maria Brandão, Eunice Guimarães, Inácia Dórea, Izabel Cristina Melo, Jane Nascimento, Marlaine Lopes de Almeida e Sandra Natividade; os membros da União Brasileira de Escritores presentes foram Sônia Azevedo, Lia Azevedo e Otoniel Almeida, e numa bela surpresa recebemos Elenice Reis, presidente da Academia Literária de Vida de Propriá, a secretária Maria da Conceição Cardoso Santos e Ana Célia.
A professora e escritora Yvone Mendonça leu vibrante discurso enaltecendo os professores e alunos do colégio, agradecendo a todos dedicação ao Projeto atendendo o chamado da professora Lenalda e decorando as poesias a serem declamadas. Concluiu oferecendo a todos "um abraço do tamanho do Brasil"! Muito aplaudida!
APRESENTAÇÕES
Após teve início às apresentações dos alunos: a estudante Ingryd Vitória Batista Rodriguês (2ª série C) tocando violão, acompanhada por um grupo de colegas cantando a música Velha Infância, dos Tribalistas.
Foi uma surpresa a apresentação do grupo de teatro O protagonista, com a peça Um jovem sonhador, formado pelos atores Anahy Gabrielle Santos da Costa, Prisciane Arielen da Conceição Silva e Leonardo Santos Silva.
PARTICIPANTES DO CONCURSO
No clima de muitas palmas teve início o concurso de poesias. A Banca Examinadora ficou com os componentes da mesa.
A professora Lenalda e o
professor Ricardo se alternaram na leitura das biografias dos POETAS SERGIPANOS,
para em seguida os alunos declamarem.
O primeiro POETA SERGIPANO a ser homenageado: JOÃO FREIRE RIBEIRO, (já falecido) - sua poesia foi declamada por Pedro Arthur Vieira Antunes (3ª Série A).
Daí já formou-se a torcida dos colegas.
O segundo POETA SERGIPANO: IZABEL MELO, cuja poesia “Um Castelo de Areia”, foi declamada pela aluna Maria Yasmin Santana Souza (1ª Série C).
O quarto POETA
SERGIPANO: Dr. OTONIEL ALMEIDA com a poesia “O operário” declamada pelo aluno Vitor
Leonardo Pereira Marques (2ª Série C).
O sexto POETA SERGIPANO - JANE GUIMARÃES VASCONCELOS - poesia “Minha Aracaju" declamada por Maria Carolina Andrade Fontes (1ª Série A).
O sétimo POETA SERGIPANO - SÔNIA AZEVEDO VIANA - poesia “Astros” declamada por Maria Eloisa Santos Oliveira (1ª Série A).
O oitavo POETA SERGIPANO homenageado -MARIA HERMÍNIA CALDAS (já falecida), com a poesia “Noite de formatura”, declamada por Estefani Divino Andrade Pereira (1ª Série C).
O nono POETA SERGIPANO homenageado foi - JANE NASCIMENTO – com a poesia
“A vida” – declamada por Clara Stephany Silva Santos Paixão (3ª Série A).
A décima POETA SERGIPANA, DHARA VITÓRIA OLIVEIRA REIS DOS SANTOS, nasceu em Salgado, é ex-aluna do Centro de Excelência Deputado Joaldo Vieira Barbosa, já escreveu para várias antologias e tem livros publicados além fronteiras. Declamou de sua autoria a poesia “Pequenas gotas de felicidade”.
A décima primeira POETA SERGIPANA – Júlya Emilly dos Santos Bispo (2ª Série B) é aluna do Centro de Excelência e declamou de sua autoria a poesia “O Vinho Amargo”.
Passando ao levantamento dos
pontos dos concursados pela Banca Examinadora, foi chamada mais uma vez a aluna Ingryd Batista para tocar seu violão acompanhada do grupo
cantante.
Com a apuraçao dos pontos, e por delegação da idealizadora do Projeto Yvone Mendonça, a entrega das medalhas ficou para a presidente da Academia Literária de Vida Shirley Rocha. Ela começou chamando:
4º lugar: Maria Elisa Santos Oliveira – "Medalha Honra ao Mérito - Academia Literária de Vida" e o Certificado de Participação.
2º lugar: Maria Carolina - "Medalha de Honra ao Mérito
– Professora Doutora Sônia Azevedo" e o Certificado de Participação.
A Medalha Especial foi para Dhara Vitória Oliveira Reis dos Santos, que mesmo cega, possui a determinação das guerreiras, estuda, escreve, revelando-se através dos estudos e da poesia.
A violonista Ingryd Vitória Batista Rodrigues recebeu o Certificado de Participação e um livro de presente " Mulheres Improvaveis: as mulheres que Deus está levantando neste tempo".
A turma foi rica nos aplausos, além de muitos
gritos de alegria pela premiação dos colegas vencedores.
Receberam certificados de Moção de Louvor pelo trabalho e dedicação ao Centro de Excelência Deputado Joaldo Barbosa, a diretora Maria Ângela Oliveira Santos, as professoras Maria Lenalda de Lima, Andréa de Souza Gonçalves Ameno; os professores Ricardo Araújo Almeida Santana, Denisson de Oliveira Libório (tirando a foto); as coordenadoras Maria Gilsa Ribeiro Reis Silva, Conceição Souza Andrade e a secretária Miriam Lima Ribeiro.
Professor Denisson (centro) |
Algumas acadêmicas e poetas homenageados usaram da palavra, declamando e/ou enaltecendo o evento:
Cléa Brandão, da Academia Literária de Vida |
Homenageada -Izabel Cristina Melo, da Academia Literária de Vida |
Homenageada - Dra. Jane Nascimento, da Academia Literária de Vida |
Homenageada - Dra. Sônia Azevedo, presidente da União Brasileira de Escritores/Núcleo Aracaju |
Para fechar com chave de ouro, uma farta mesa com comidas juninas nos aguardava.
Começamos às
nove, concluímos às 12 horas. A amanhã festiva deixou na nossa memória a
integração dos alunos, seus aplausos e vivas, e principalmente, a capacidade de
liderança entre os alunos brilhantemente demonstrada pela professora Lenalda
Lima, com o apoio indiscutível da Diretora Ângela Oliveira, que nos recebeu de
braços abertos. Voltamos para Aracaju felizes! É só o que nos resta dizer.