Translate

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Comemorando o 7 de setembro - Dia da Independência

 


Ãngela Maria Calixto Rocha

    O Desfile Cívico deste ano realizado pela escola Pré-Escolar e Hotelzinho Voo Educativo, da cidade de Propriá/SE, teve como tema “Sergipe da Gente”. A Diretora e Coordenadora, professora psicopedagoga Ângela Maria Calixto Rocha homenageou este ano, “pela sua inovadora atuação como educadora e pelo conjunto de sua obra” a senhora professora, escritora e fundadora da Academia Literária de Vida - Maria Lígia Madureira  Pina - no pelotão SERGIPANOS ILUSTRES, composto por pequenos alunos, conduzindo a foto de vários sergipanos ilustres. 






    A cidade de Propriá honra a memória de Maria Lígia também com o trabalho acadêmico realizado pelas professoras, empresárias, artesãs, donas de casa, musicistas, mas que se destacam como escritoras de crônicas, contos, poesias, através da Academia Literária de Vida de Propriá fundada por elas em 2018. Hoje também comandam um programa de rádio, Mulheres em Ação, na Rádio Propriá-FM 104.9, nas manhãs de domingo, das 10 às 12 horas.


Ana Célia, Elenice, Irinéia e Rosa de Fátima


    Maria Lígia foi durante mais de trinta anos professora de História e Geografia, em vários colégios da rede estadual, particular e federal na capital sergipana. Autora do elogiadíssimo livro A MULHER NA HISTÓRIA, fruto de sua pesquisa por nove anos, onde conta a vida de mulheres extraordinárias do mundo todo, concluindo com várias pioneiras sergipanas que lutaram para ocupar um lugar de destaque na sociedade daquele tempo.



Ela exerceu várias funções no magistério onde inovou todo o trabalho criando peças de teatro, palavras cruzadas e charadas como formas de transmissão de conhecimento quando tudo isso se fazia longe das escolas.  Depois de aposentada, se dedicou à literatura e a Academia Literária de Vida, idealizada por ela e fundada em 20 de dezembro de 1992 com um grupo de amigas. Escreveu livros de poesias, crônicas e contos. Era membro da Academia Sergipana de Letras, cadeira 27, cujo patrono é o educador Manuel Luis de Azevedo; membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, da Associação Sergipana de Imprensa e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Maria Lígia Madureira Pina faleceu na madrugada do dia 14 de agosto de 2014, vítima de um AVC.