Translate

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Mulheres Capelenses em Destaque




Cultivando a memória de mulheres extraordinárias 

   
Denilsa de Oliveira Santos é professora da rede estadual e municipal da cidade de Capela, município de Sergipe e escreveu dois livros: um sobre a história da cidade e outro sobre a Festa do Mastro, em parceria com uma colega, e agora está escrevendo outro que conta a história das grandes mulheres capelense. Ela ensina História Sociedade e Cultura da Escola Municipal Antonio Ferreira Carvalho e com os alunos das turmas de 7º, 8º e 9º anos desenvolveu projetos que merecem ser conhecidos. Procurando informações sobre essas grandes mulheres ela chegou ao nosso blog e ficou maravilhada com a vida de Graziella Cabral, capelense, muito inteligente, excelente declamadora, bonita, vaidosa e irreverente, mulher de atitudes muito à frente do seu tempo. E também de Rosa Faria, artista plástica, jornalista, e fundadora do Museu de Arte Rosa Faria, hoje com o acervo no Memorial de Sergipe mantido pela Universidade Tiradentes.

Segundo Denilsa “todo ano faço alguns projetos que tratam da história e cultura local. O ano passado fiz um projeto, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, intitulado "Mulheres Capelenses em Destaque”. Trabalhei com as turmas de 8º e 9º anos a vida dessas mulheres que tinham se destacado em diferentes áreas: política, artística, social, mulheres que superaram barreiras para cumprir sua missão, a exemplo de Lenalda Campos, que foi enfermeira na Segunda Guerra Mundial, Maria José de Andrade a primeira vereadora da cidade, (irmã de Olga Andrade, diretora da SOFISE, em Aracaju). Ao todo destacamos dez capelenses”. 


 TARDE LÍTERO CULTURAL GRAZIELLA CABRAL

No mês de abril Denilsa e seus alunos realizaram a Tarde Lítero Cultural, sobre Graziella Cabral. Após a explanação da biografia de Graziella, as alunas  Leslaine 7º ano, Jaine  8º ano, Marcele 7º ano, Vitória 7º ano, declamaram acompanhadas de música que tinham relação com as poesias. Para Denilsa foi importante a integração dos alunos, pois todos participaram com ideias para a apresentação e gostaram muito de conhecer a vida, obra e a importância dessas capelenses para a história da cidade” concluiu Denilsa. 

São iniciativas como essas que fazem a diferença num professor. E o projeto deu tão certo que a diretoria escolheu o tema para o desfile cívico de 7 de setembro. Nossos parabéns a Denilsa e aos seus alunos pela professora que eles conquistaram.