Translate

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Parabéns!


                                                        Maria da Conceição Ouro Reis

Dizem que a vida é feita de etapas...
(Sem querer, escrevi um decassílabo)
Mas vou policiar minha imaginação.
Eu não quero rimar amor com dor,
Embora o condor seja a metáfora
Capaz de expressar a dimensão
Com seu voo buscando o infinito.

Um dia imaginei: é bom ser ave!
De olhos abertos, de olhos fechados,
Conseguia guiar meus pensamentos
Outro dia, pensei: é bom ser árvore!
E fixei dentro de mim metas
Como ave sonhei, ganhei altura.
Como árvore, fiquei, criei raízes.
Mas o vento nem sempre é favorável
Guiando-nos além daquelas nuvens.
Nem a terra sozinha é responsável
Para proteger raízes mui profundas.
Confiante, segui minha caminhada.
Casei! Engravidei! Pari! Vivi !
E as etapas se foram acumulando.

Meu desejo foi sempre amparar
A cria insegura que desvenda
O mundo novo para sua caminhada.
Ás vezes acertei, vezes errei.
Enquanto afastando os pedregulhos,
Mesmo ferida, mãos ensanguentadas,
Sempre pensei cumprir minha missão
Mas o retorno para quem escuta
É sempre, o pagamento.
Seja dinheiro, flores ou amor.
Sem me dar conta o tempo foi passando.
E as etapas se foram acumulando.
Hoje parei e eu me descobri
Vivendo em outro ser que estava ali
Transubstanciação, milagre ou o quê?

...mas, que absurdo, por que eu falei tanto?
Palavras brotam desse “não saber,”
Quando o “saber sabido” só queria
Iluminar para sempre tua trilha
E dar-te os parabéns, querida FILHA!
27.09.97