Translate

sexta-feira, 14 de junho de 2024

PROJETO CONHECIMENTO DOS POETAS SERGIPANOS - 2024

 



A realização da primeira edição do Projeto de Conhecimento dos Poetas Sergipanos - 2024, realizado na Cidade de Salgado foi um sucesso e superou as expectativas. Já na chegada as acadêmicas foram recebidas com tapete vermelho e palmas dos alunos e professores. Gratificante surpresa!


Os cerimonialistas foram a professora Lenalda Lima 
e o professor Ricardo Araújo Almeida Santana



Ao iniciar a programação, a Professora Especialista Lenalda Lima fez uma breve explanação sobre o Projeto: -“ ... é levar ao alunado da capital e do interior, iniciando por Salgado e depois se estendendo para outras regiões do interior, o conhecimento dos poetas sergipanos. E hoje estamos aqui, em uma oportunidade ímpar, para celebrar a riqueza literária do nosso Estado, promover a leitura e a escrita, fortalecer a identidade cultural e criar um espaço de diálogo e interação entre a comunidade escolar”, e concluiu dizendo “... través dessa iniciativa, o Centro de Excelência Deputado Joaldo Vieira Barbosa, abraçou a ideia visando contribuir para a valorização da cultura sergipana e para o desenvolvimento da literatura local”

                  

A mesa foi formada por Maria Ângela Oliveira Santos, diretora do Centro de Excelência Deputado Joaldo Barbosa;  a coordenadora Conceição Souza Andrade; a jornalista Shirley Maria Santana Rocha, presidente da Academia Literária de Vida; a professora Yvone Mendonça de Sousa, membro da Academia Literária de Vida e idealizadora do projeto, e a professora doutora Sônia Azevedo, presidente da União Brasileira de Escritores/Núcleo Aracaju.

Em seguida, a diretora Maria Ângela deu às boas vindas e agradeceu a escolha da cidade para a primeira edição do projeto. Com a palavra, Shirley Rocha disse do “imenso prazer por estarmos aqui sendo tão bem acolhidas por todos”.  E parabenizou os alunos pela professora que eles têm e que se preocupa com eles, além da sala de aula. E explicou, foi assim que surgiu esse projeto, numa conversa informal entre a professora Lenalda e a professora Yvone. Também anunciou a exibição de um vídeo que conta a história da Academia desde sua fundação pela professora Maria Lígia Madureira Pina em 1992. O vídeo foi bastante aplaudido pelos estudantes e o público em geral.

Demais acadêmicas presentes: Cléa Maria Brandão, Eunice Guimarães, Inácia Dórea, Izabel Cristina Melo, Jane Nascimento, Marlaine Lopes de Almeida e Sandra Natividade; os membros da União Brasileira de Escritores presentes foram Sônia Azevedo, Lia Azevedo e Otoniel Almeida, e numa bela surpresa recebemos Elenice Reis, presidente da Academia Literária de  Vida de Propriá, a secretária Maria da Conceição Cardoso Santos e Ana Célia.

A professora e escritora Yvone Mendonça leu vibrante discurso enaltecendo os professores e alunos do colégio, agradecendo a todos dedicação ao Projeto atendendo o chamado da professora Lenalda e decorando as poesias a serem declamadas. Concluiu oferecendo a todos "um abraço do tamanho do Brasil"! Muito aplaudida!

APRESENTAÇÕES

Após teve início às apresentações dos alunos: a estudante Ingryd Vitória Batista Rodriguês (2ª série C) tocando violão, acompanhada por um grupo de colegas cantando a música Velha Infância, dos Tribalistas.


Foi uma surpresa a apresentação do grupo de teatro O protagonista, com a peça Um jovem sonhador, formado pelos atores Anahy Gabrielle Santos da Costa, Prisciane Arielen da Conceição Silva e Leonardo Santos Silva.

PARTICIPANTES DO CONCURSO

No clima de muitas palmas teve início o concurso de poesias. A Banca Examinadora ficou com os componentes da mesa. 

A professora Lenalda e o professor Ricardo se alternaram na leitura das biografias dos POETAS SERGIPANOS, para em seguida os alunos declamarem.

O primeiro POETA SERGIPANO a ser homenageado: JOÃO FREIRE RIBEIRO,  (já falecido) -  sua poesia foi declamada por Pedro Arthur Vieira Antunes (3ª Série A).

                                                 

                                 Daí já formou-se a torcida dos colegas.  

O segundo POETA SERGIPANO: IZABEL MELO, cuja poesia “Um Castelo de Areia”, foi declamada pela aluna Maria Yasmin Santana Souza (1ª Série C).


O terceiro POETA SERGIPANO: MANOEL CARDOSO ficou com o aluno Pedro Francisco Vieira de Oliveira (3ª Série A), que declamou a poesia “E tinha um olhar assim”.


O quarto POETA SERGIPANO: Dr. OTONIEL ALMEIDA com a poesia “O operário” declamada pelo aluno Vitor Leonardo Pereira Marques (2ª Série C).


O quinto POETA SERGIPANO: MARIA LIGIA MADUREIRA PINA, ( falecida), cuja poesia“Miragem no Corcovado” foi declamada pela aluna Deisiely Fonsêca Cirilo (3ª Série B).


O sexto POETA  SERGIPANO - JANE GUIMARÃES VASCONCELOS - poesia “Minha Aracaju" declamada por Maria Carolina Andrade Fontes (1ª Série A).


O sétimo POETA SERGIPANO - SÔNIA AZEVEDO VIANA - poesia “Astros” declamada por Maria Eloisa Santos Oliveira (1ª Série A).


O oitavo POETA SERGIPANO homenageado -MARIA HERMÍNIA CALDAS (já falecida), com a poesia “Noite de formatura”, declamada por Estefani Divino Andrade Pereira (1ª Série C).

O nono  POETA SERGIPANO homenageado foi - JANE NASCIMENTO – com a poesia  “A vida” – declamada por Clara Stephany Silva Santos Paixão (3ª Série A).

A décima POETA SERGIPANA, DHARA VITÓRIA OLIVEIRA REIS DOS SANTOS, nasceu em Salgado, é ex-aluna do Centro de Excelência Deputado Joaldo Vieira Barbosa, já escreveu para várias antologias e tem livros publicados além fronteiras. Declamou de sua autoria a poesia “Pequenas gotas de felicidade”.


A décima primeira POETA SERGIPANA – Júlya Emilly dos Santos Bispo (2ª Série B) é aluna do Centro de Excelência e declamou de sua autoria a poesia “O Vinho Amargo”.

Passando ao levantamento dos pontos dos concursados pela Banca Examinadora, foi chamada mais uma vez a aluna Ingryd Batista para tocar seu violão acompanhada do grupo cantante.

Com a apuraçao dos pontos, e  por delegação da idealizadora do Projeto Yvone Mendonça, a entrega das medalhas ficou para a presidente da Academia Literária de Vida Shirley Rocha. Ela começou chamando:

4º lugar: Maria Elisa Santos Oliveira –  "Medalha Honra ao Mérito - Academia Literária de Vida" e o Certificado de Participação.

3º lugar: Clara Stephany -" Medalha de Honra ao Mérito – Jornalista Sandra Natividade" e o Certificado de Participação.



2º lugar: Maria Carolina - "Medalha de Honra ao Mérito – Professora Doutora Sônia Azevedo" e o Certificado de Participação. 


1º lugar: Deisiely Fonseca - "Medalha de Honra ao Mérito – Jornalista Shirley Rocha" e o Certificado de Participação e de presente uma correntinha com pingentes em forma de flor.  


A Medalha Especial foi para Dhara Vitória Oliveira Reis dos Santos, que mesmo cega, possui a determinação das guerreiras, estuda, escreve, revelando-se através dos estudos e da poesia.

   A violonista Ingryd Vitória Batista Rodrigues recebeu o Certificado de Participação e um livro de presente " Mulheres Improvaveis: as mulheres que Deus está levantando neste tempo".



E os artistas receberam cada um, o certificado de VOTO DE LOUVOR pela bela apresentação da peça teatral, “UM JOVEM SONHADOR”.

A turma foi rica nos aplausos, além de muitos gritos de alegria pela premiação dos  colegas vencedores.



Receberam certificados de Moção de Louvor pelo trabalho e dedicação ao Centro de Excelência Deputado Joaldo Barbosa, a diretora Maria Ângela Oliveira Santos, as professoras Maria Lenalda de Lima, Andréa de Souza Gonçalves Ameno; os professores Ricardo Araújo Almeida Santana, Denisson de Oliveira Libório (tirando a foto); as coordenadoras Maria Gilsa Ribeiro Reis Silva, Conceição Souza Andrade e a secretária Miriam Lima Ribeiro.

Professor Denisson (centro)

Algumas acadêmicas e poetas homenageados usaram da palavra, declamando e/ou enaltecendo o evento:

Cléa Brandão, da Academia Literária de Vida


Homenageada -Izabel Cristina Melo,
da Academia Literária de Vida

.

Homenageada - Dra. Jane Nascimento,
da Academia Literária de Vida


Homenageada - Dra. Sônia Azevedo,
 presidente da União Brasileira de Escritores/Núcleo Aracaju




Homenageado - Dr. Otoniel Almeida, membro da União Brasileira de Escritores/Núcleo Aracaju conquistou Elisa. Ele a considera: "uma aluna bastante extrovertida e me pareceu muito interessada em desenvolver o seu talento. Gostei muito dela. Dei-lhe um livro devidamente autugrafado e me coloquei à sua disposição para ajudá-lha no que estiver dentro das minhas possibilidades, com livros para leitura e no campo literário" .

Todas as acadêmicas e o Dr. Otoniel doaram livros para o acervo da biblioteca do Centro de Excelência Deputado Joaldo Vieira Barbosa.

Para fechar com chave de ouro, uma farta mesa com comidas juninas nos aguardava.

Começamos às nove, concluímos às 12 horas. A amanhã festiva deixou na nossa memória a integração dos alunos, seus aplausos e vivas, e principalmente, a capacidade de liderança entre os alunos brilhantemente demonstrada pela professora Lenalda Lima, com o apoio indiscutível da Diretora Ângela Oliveira, que nos recebeu de braços abertos. Voltamos para Aracaju felizes! É só o que nos resta dizer.

 



Editado por Shirley Rocha que agradeçe pelas fotos aos alunos, aos professores e as confreiras Eunice Guimarães, Sandra Natividade, a Lia  Azevedo membro da União Brasileira de Escritores e principalmente a Arthur que gravou vários videos e que eu não conseguir inserir aqui. Desculpa ai, viu meu querido?

Querem mais fotos?
 













 





DIA LINDO, GRAÇAS A DEUS!