Translate

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

"TEMPO BONITO" o livro de Ailezz

Capa:com desenho de Ailezz 
Sandra Natividade*

Potencial e história de vida é o que encontro nitidamente na obra que me chega às mãos, TEMPO BONITO - Contos e Crônicas, de Ailezz uma escritora criativa a partir do próprio nome, Zélia com grafia invertida. Li com atenção perscrutando os detalhes, singeleza na ilustração gráfica da capa, repetida no interior da obra separando alguns títulos. Histórias permeadas de sentimento de alguém que em seu trajeto oferece ao leitor deste tempo, não somente aprendizado, mas para os mais experientes em idade recordação de uma infância não tão distante, afinal estamos vivos! 
O cuidado da autora no escrever Tempo Bonito é precedido por citações de famosos e importantes literatos, verdadeira galeria de escritores, poetas, contistas, biógrafos, novelistas, ensaístas, enfim contempla a experiente escriba nomes como Mário de Andrade um dos pioneiros da poesia moderna, quem não lembra de Pauliceia Desvairada ou Macunaíma, Amor: verbo intransitivo; continuou ilustrando com Ferreira Gullar, escritor, crítico de arte, tradutor, memorialista e um dos fundadores do neoconcretismo; e a saga de intelectuais permaneceu com Clarice Lispector, Guimarães Rosa – o filho de Cordisburgo, Sofia Breyner, Jorge Amado, Charles Chaplin e tantos outros que enaltecem a literatura, que enriquece a cultura.
São 133 páginas de leitura agradável. A primeira história conta a vida de uma presidiária de nome Magna que encontrou o gosto pela leitura na biblioteca da prisão - para ela ocorreu uma libertação - viajou nos caminhos da boa leitura; depois segue o conto Ilha dos Anjos um lugar invisível que coube com propriedade abrigar dois anjos, Ariel e Cristal; em outro a história da jovem Lara essa viveu a riqueza de uma livraria no mundo do imaginário, conseguiu transformar sua residência em uma dessas esplendorosas casas de leitura desejando convidar seus escritores prediletos para uma “tertúlia de alquimias gostosas”; mas não é que o sonho tornou-se realidade? Encontrou nesse emaranhado entre sonho e realidade o seu príncipe encantado – Josué  um escritor principiante - que dissuadiu a jovem a sair do sonho, de tanto ler tornou-se escritora também. Josué e Lara foram felizes para sempre. Nas histórias, enredos que embevecem o leitor e enriquecem espaços descritos, leveza singular da linguagem, tudo isso concorre para que Tempo Bonito seja realmente muito, muito envolvente.
Guardo a assertiva de que cada título guarda sutileza de uma trama desenvolvida com astúcia e graça pela autora, assim, fiz neste trajeto de leitura belos e audaciosos passeios nas páginas convidativas de Tempo Bonito, reflexão que me faz convidar outros para aprazível e interessante passeio. 

*Acadêmica/cadeira n. 12
Aju, 03/jan/2018.