Translate

quarta-feira, 7 de março de 2018

ASSUNTOS GLOBAIS DE ESPERANÇA




Sandra Natividade*

         Lendo Artigos Globais & Outros Textos Esparsos de autoria do escritor Albano Franco, empresário com projeção no cenário industrial brasileiro por méritos próprios, cabeça iluminada para os negócios, alcançando trânsito livre sem que lhe pese ou atribuam má versasão de recursos públicos. Chegou ao topo da carreira empresarial presidindo a portentosa Confederação Nacional da Indústria, instituição que ostenta nomes ilustres a exemplo do primeiro presidente Euvaldo Lodi, mineiro, que a liderou por aproximados 16 anos. Albano Franco foi o décimo presidente da CNI e ali esteve por 14 anos constituindo-se no único sergipano a assumir sua presidência, privilégio de poucos, reputo o fato como reconhecimento explícito do setor empresarial do país à competência, credibilidade e honradez desse sergipano. Na política sergipana seus concidadãos o credenciaram pelo voto livre e soberano a cargos eletivos de deputado estadual, federal, senador e governador, este por dois mandatos, e sempre ilustrou sua terra trazendo indústrias, subsidiando, assim o polo desenvolvimentista sergipano, carreando trabalho digno para a população.
O autor de Artigos Globais vem de origem que dignifica Sergipe e sua gente, a partir de seu avô o saudoso Dr. Augusto Leite, médico verdadeiro humanista; é filho do também médico, empresário, saudoso ex-governador Augusto Franco. Sua estirpe orgulha Sergipe em diversos seguimentos, indústria, comércio e empresas de comunicação; a voz pausada, a atenção com os que lhe cercam, o cumprimento a todos que estão nos recintos aonde chega, a modéstia e humildade que o segue lhe qualifica como cavalheiro lhano e probo. Artigos Globais, portanto,  perfaz vitrine de prestação de serviços, uma coletânea de textos produzidos por quem tem compromisso com a economia, não só de sua terra, mas do pais, o escritor pensou de maneira global no tempo próprio. Certamente o país observou sua lisura no trato com as questões econômicas. Atualmente, nota-se sem muito esforço uma inegável ciranda de desencontros no gerenciamento político e econômico deste país, mas existe esperança que líderes de posição se imponham e tomem as rédeas da economia trazendo o feito à ordem.
Albano - o escritor analista de ideias práticas e claras - viu publicado no Jornal o Globo (RJ) inúmeros de seus textos sobre economia e política, destes escolheu alguns e brindou o mercado editorial com esses e outros textos publicados no Jornal da Cidade (SE), acrescidos de Palestras que ministrou como também alguns pronunciamentos e textos que tem elaborado para diversos livros. Vejo no escritor um incansável que interage diariamente, seja em suas empresas, nas sessões da Academia Sergipana de Letras e nos compromissos sociais, sempre cordial e com um leve sorriso no rosto, incansável e ao vê-lo nas lides lembro-me de expressão grandiosa de Cora Coralina: “É que tem mais chão no meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mas esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros...”
Observa-se que os artigos foram escritos de forma cadenciada, diria que didaticamente, o escritor não se limita a transmitir conhecimentos abalizados sobre assuntos de real interesse para a economia e política, mas a sugerir, advertindo e propondo atitudes, artigos que me chamaram a atenção por seguirem linhas firmes para a melhoria e consequente crescimento econômico do Brasil: Fim do Ciclo - “Cabe, então, ao investimento autônomo, aquele relacionado com as grandes obras de infraestrutura, alavancar as atividades econômicas em curto prazo e dotar o país do capital social básico indispensável para a redução do custo Brasil e para o crescimento no longo prazo. Tarefa esta que, historicamente, sempre foi do poder público. Como a situação do Governo, em matéria de gestão, não é das melhores, haja vista os atrasos nas obras do PAC restam às concessões à iniciativa privada.” Um outro artigo nessa linha é o Último Round - “Resta, pois, o investimento privado como instância derradeira para dinamizar as atividades econômicas no curto prazo, dotar o país da infraestrutura indispensável para a redução do custo Brasil e assegurar o crescimento continuado no longo prazo. Para tanto, aguarda-se que pacote de concessões e privatizações a ser lançado pelo governo nos próximos meses consiga atrair os investidores depois da elevação das taxas de retorno. Certamente o congelamento e a redução das tarifas do transporte urbano com a resposta apressada dos governos para conter as manifestações e os próprios protestos de rua elevaram o nível das apreensões dos investidores no que se refere à segurança na execução dos contratos.” E, finalmente o artigo intitulado Sinal Amarelo - “... concomitante a essa mais estreita articulação com a iniciativa privada cabe, também ao governo, fazer um rigoroso e transparente ajuste nas contas públicas de modo a reduzir o ritmo da inflação, trazendo-a para o centro da meta de 4,5%. Tal ajuste, com vistas também a elevar o superávit primário, implicaria na estabilização ou mesmo na redução da taxa básica de juros, de fundamental importância para estimular os investimento e desacelerar a escalada da dívida pública que bateu na casa de R$ 2 trilhões perfazendo 60% do PIB.”
O conteúdo dessa obra incita o leitor a uma viagem nos artigos com títulos flamejantes, verdadeiras placas sinalizantes que serviram de advertência. De parabéns o político, advogado, acadêmico, Albano Franco autor também de “Minha Trajetória na Presidência da Confederação Nacional da Indústria: contra a recessão e pelo desenvolvimento”.  Continue, portanto Dr. Albano a produzir livros e que o faça como predisse o poeta Castro Alves “Oh! Bendito o que semeia livros, livros, à mão cheia. E manda o povo pensar!”. 12.02.2018 

*Membro da Associação de Imprensa, Academia Literária de Vida e Academia de Letras de Aracaju.