CONVITE
MARIA INÁCIA DOS SANTOS DÓRIA, natural da cidade de Maruim, estado de Sergipe. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe em 1976. Lecionou no Colégio Estadual Costa e Silva (Núcleo/ Colégio Walter Franco) na Escola Olavo Bilac e na Escola de 1◦. Grau Prof. Acrísio Cruz, por mais de vinte e sete anos e foi também orientadora do Centro Cívico Fausto Cardoso dessa escola, de 1981 a 1987, quando foram extintos os Centros Cívicos escolares. Professora aposentada da rede estadual de Educação de Sergipe, após ensinar Geografia, Estudos Sociais, História, Educação Moral e Cívica e OSPB. Trabalhou na pesquisa Vida e Obra do Prof. Acrísio Cruz por ocasião dos vinte anos da referida escola e a Revolução de Santo Amaro das Brotas ocorrida na primeira metade do século XIX. Admiradora da poesia e grandes clássicos da literatura segue escrevendo outras pesquisas. Colabora com Olga Andrade, diretora da SOFISE, no programa de rádio realizado a cada quinze dias, aos domingos, na Rádio Aperipê, tratando de música, poesia e cultura em geral.
Fruto de suas pesquisas, lança dia 4 de dezembro - Revivendo a Escola de 1º. Grau Professor
“Acrísio Cruz” (1978-2019) - em comemoração ao 41º. aniversário da Escola e 50º. anos do falecimento do patrono Acrísio Cruz. Ocupa a cadeira nº 8, cuja Patrona é a professora e poeta Carlota Sales de Campos.
***********************************************************
Palavras da confreira Sandra Natividade na noite de lançamento do livro:
Á VOCÊ PROFESSORA INÁCIA
Proferido no lançamento do livro (Re)vivendo a Escola de 1º Grau Prof. Acrísio CruzTOQUES DE ALEGRIA é o título de um livro traduzido para o nosso idioma pátrio, nele uma verdadeira coletânea de meditações para a mulher cristã, diria que os textos da obra nos remete a uma citação bíblica conhecida, "quero trazer à memória o que me pode dar esperança” Lm. 3.21.
Assim senhores, senhoras, familiares, ex-alunos, amigos de todas as épocas da caríssima confreira profa. Maria Inácia dos Santos Dória, hoje em especial lançando seu livro (Re)vivendo a Escola de 1º Grau Prof. Acrísio Cruz; receba neste momento nobre confreira em nome da presidente da Academia Literária de Vida, jornalista Shirley Rocha, cumprimentos e votos de parabéns pelo triunfo alcançado tendo a sensação de ter “combatido o bom combate" e chegar ao pódio. O livro é um sonho gerado por quem o escreve, sim, você o planeja, carrega como um cristal por algum período e, depois o lança mundo adentro passando a ser de todos que o adquire. Isto reflete minha experiência pessoal, mas, certamente acontece com outros autores que chegam a publicar suas obras.
A Academia Literária de Vida, portanto, externa congratulações desejando-lhe sucesso prezada e digna confreira. Prometemos não nos estender no falar, expressaremos algumas palavras que suscitarão apreço a quem pautou sua vida em benefício da educação de muitos aliás, de gerações. Profa. Inácia, os meandros da educação do Estado de Sergipe lhe conduziram a conviver diariamente com a realidade de escolas onde o alunado passava por algum tipo de carência, você confreira sentiu, sofreu e alegrou-se junto aos discentes e seus familiares. Você venceu os obstáculos, parabéns mesmo! Isto é superação. Confreira Inácia, pela superação levando seus alunos ao patamar de viver e superar adversidades com altruísmo, você atingiu o positivismo defendido pelo filósofo prussiano Augusto Comte. Ser altruísta senhores, senhoras, diletos convidados é ter espontaneidade e importar-se com o outro; ações professora Inácia que a caracterizam! Propício é citar rápido o poema da saudosa Presidente de Honra da ALV, escritora Lígia Pina, sob o título - “Antidoto” - Solidariedade, solicitude confraternização. Mãos que se estendam, amparando braços que se fechem num abraço protetor, lábios que proclamem o Amor Universal, lenços humanos que enxugam o pranto dos que vivem sós” ( in Flagrando a Vida).
Bem-vinda confreira Inácia, ao mundo dos que produzem livros, diria o poeta brasileiro: “Bendito aquele que semeia livros e faz o povo pensar” (Castro Alves). Bem-vinda ilustre confreira a seara do ir e vir divulgando a produção de livros. A Academia Literária de Vida existe para difundir e incentivar os saberes, arcádia, que se mantém impoluta há mais de duas décadas no cenário cultural deste Estado. A ALV faz escola, prova disto é a existência da ALV no município de Propriá. Somos enquanto instituição, profissionais aguerridas e abraçamos a causa da cultura em seus diversos vieses. Reiteramos a Inácia neste espaço, o abraço de todas as confreiras que compõem a ALV, classificadas por mim como: Shirley Rocha – produção de textos e conciliação de situações; Hermínia- solicitude personalizada; Yvone - erudição em pessoa; Cléa - estudiosa da história; Ailezz - produção de livros, inclusive didáticos; Inácia - enaltecedora do saber; Ilda - relutando com a produção literária e o lar; Shirley Reis - agregando novos valores; Izabel - embaixatriz da contação de histórias; Eunice - colhendo flashes das mais belas paisagens; Cris - implemento das bibliotecas direcionadas à infância; Neide - detentora de simplicidade e abnegação; Jane – excelência acadêmica voltada para o Direito e causas sociais.
Por fim, gostaríamos de registrar nosso contentamento pelo lançamento na Sofise, instituição que é marco indelével da história da música, reverenciada pelo saudoso prof. Leozírio Guimarães, adotada em plenitude por convicção e amor sem reservas a música, cultura e arte, pelas professoras Olga e Hilda Andrade. Imaginamos o sacrifício para manter instituições deste jaez; elas são verdadeiras heroínas. Deus as bendiga. Encerrarei citando os versos: “Não, não penses nunca/que seja demais o amor/e que uma dor adunca/faça-me filha do horror!/ Não, sou forte como a ave,/que jamais achou entrave/ para o seu viver tranquilo.../Sou igual ao ousado vento/que varre todo o tormento/sempre com o mesmo estribilho” (do livro Encantamento e Vida, parcial do poema Contentamento da autora Hermínia Caldas).
Acrescentando ainda nesta tarde-noite, o poema: “É que tem mais chão nos meus olhos do que cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça”. Cora Coralina
Professora Inácia, que sua vida continue pautada por Toques de Alegria, à você, nosso incentivo e estima sempre. (4-12-2019).
Sandra Natividade
Cadeira nº 12 - Patrona Flora do Prado Maia