Apresentação:
A II BIENAL DO LIVRO em Itabaiana é um projeto ousado e revolucionário, tendo a política de incentivo à leitura e a preservação de nossa cultura e patrimônio, como objetivos maiores. Durante o evento será realizada uma série de palestras, mesas de debates e oficinas com intelectuais convidados. A Festa Literária será dirigida à comunidade, aos estudantes e visitantes. Além da literatura, vários segmentos da cultura serão contemplados.
A II BIENAL DO LIVRO terá momentos de descobrimento, e encantamento. Com certeza serão abertos novos horizontes na vida de cada um. O objetivo fundamental é contribuir para um futuro mais justo e uma melhor qualidade de vida de nosso povo.
A programação inclui entrega de troféus, e durante os três dias, debates com intelectuais de diversas áreas; oficinas de pintura, fotografia, escultura e teatro; feira do livro com lançamentos; exposições de carros antigos, fotos históricas, quadros e obras de arte; apresentações culturais como dança, teatro, música; cinema:curtas metragens, documentários; e contadores de histórias infantis.
LOCAIS: Câmara de Vereadores, Estacionamento CIRETRAN e Clube dos Diretores Lojistas – CDL, de Itabaiana.
PARA OS INTERVALOS: Poço das Moças ( local aprazível para banho, cachoeira, águas límpidas); Parque dos Falcões (sítio com mais de 300 aves de rapina adestradas, autorizado pelo IBAMA, adestradas. A cidade possui vários restaurantes, churrascarias e pizzarias. O centro comercial é diversificado e famoso pelas joias e semi-joias, além da feira livre.
II BIENAL DO LIVRO EM ITABAIANA FOI UM SUCESSO
22.10.2013
Fotos: Shirley Rocha, Sharlon Sodré e amigos,
Maria Lígia no estande das Academias de Letras |
A Academia Literária de Vida marcou presença na II Bienal do Livro em Itabaiana, montando estande e participando do maior evento neste sentido já realizado em Sergipe, reunindo milhares de pessoas que gostam de livros. Organizadores, parceiros, escritores, artistas, professores, estudantes, comerciantes, lotaram as dependência do CDL - Clube dos Diretores Lojistas de Itabaiana.
A curiosidade pelos caminhos da escrita... " era quase um computador..." |
A sexta-feira foi o dia dos estudantes e segundo os organizadores, mais de cinco mil vieram de 60 diferentes escolas do Estado, e foram recebidos de braços abertos, com muitas informações, da nossa parte sobre as sergipanas pioneiras em várias áreas de atuação e homenageadas pela Academia. Pela tarde, foram distribuídos jornais, revistas, e postais com poemas das acadêmicas. Mas por todo CDL havia alguma coisa interessante sendo apresentada; capoeira, dança, teatro, conjunto e banda de música, exposição de fotos, esculturas, moveis e estúdio fotográfico antigos, livrarias, um bom restaurante...
Os visitantes do estande elogiaram nosso trabalho |
![]() |
Estácio B. Guimarães, Lígia Pina e Josefina Braz |
À noite Maria Lígia Madureira Pina e Josefina Cardoso Braz participaram da posse do escritor Antonio FJ Saracura na Academia Itabaianense de Letras, na Câmara dos Vereadores, bastante prestigiado pelos amigos e colegas das academias de Sergipana de Letras, de Lagarto, de Tobias Barreto e Nossa Senhora da Glória. O evento foi muito bem organizado, tudo bem planejado - teve de tudo - para quem gosta de arte, literatura, música. Os locais escolhidos, (o Oficial e entretenimento), um perto do outro, deixou o público bem à vontade e tranquilo. Estão de parabéns seus idealizadores: Honorino Junior, Jamyson Machado e Carlos Eloy. Quando os homens de bem, pensam e produzem para o bem da população, todos ganham: passado, presente e principalmente o futuro. Parabéns ao povo de Itabaiana pelo brilho com que revestiu o evento. Estamos felizes, porque recebemos um pouco dele.
O escritor José Almeida durante entrevista |
Carlos Mendonça e seus livros |
Patrícia Verônica e Martha Hora - poesia ou crônica? |
Dina Ferreira, Domingos Pascoal e Shirley Rocha |
Dina, Amorosa, Shirley e Anderson |
Apresentação de dança |
Declamação de poesias- João Lover (João Ferreira da Silva) |
Os escritores itabaianenses em destaque |
![]() |
Sandra Natividade e seus livros - abraçada pelos amigos |
Josefina Cardoso Braz de olho no clic... |
Agradecemos a todos que contribuiram para este grande evento |
Deputada diz que Bienal do Livro mostrou força de Itabaiana
Do site da Assembléia Legislativa de Sergipe – 22.10.2013.
Dilson Ramos, da Agência/Alese
A deputada estadual Maria Mendonça voltou a tratar em seu discurso na Assembleia Legislativa, da ‘II Bienal do Livro’ realizada na cidade de Itabaiana. A parlamentar disse que o evento literário foi destaque na imprensa sergipana e citou o Jornal do Dia, que em matéria citou a Bienal do livro ‘como a maior feira do setor no Estado’.
“Falar da Bienal do Livro é falar de uma mobilização da juventude, de professores e intelectuais, de escritores e cantores, músicos, repentistas, de escultores como Zeus, um itabaianense que expôs suas esculturas, enfim, é falar de encontros de intelectuais e de mesas redondas para debater temas tão importantes”, ressaltou a deputada, que destacou o fato da bienal ter oferecido espaço para todas as faixas etárias.
De acordo com a parlamentar, crianças e jovens se deleitaram com os livros que estavam expostos à venda. Foram mais de 100 escritores participando, com exposição, venda e autógrafos de suas obras. “Isso é motivo de grande orgulho para nós. Ficou imortalizada com o lançamento de um selo dos Correios sobre a II Bienal do Livro, por isso precisávamos mostrar a garra e a fibra do povo de Itabaiana, da ousadia desse povo. Foram três jovens que planejaram e ganharam apoio da prefeitura e de outras entidades, como o apoio dessa Casa”.
Maria Mendonça foi uma das pessoas homenageadas na bienal. A parlamentar disse que ficou orgulhosa. “Recebi o troféu Falcão de Ouro, concedido a algumas personalidades que contribuíram e ajudaram a projetar a bienal. Esse troféu mede a importância do nosso município, cidade que se projetou com o comércio de jóias e semi jóias, que se projetou pelo ouro, pelo cuidado ambiental, cuidado com as aves de rapina”, disse.
A deputada lembrou o fato de japoneses terem filmado o Parque dos Falcões por três vezes. Segundo ela, Itabaiana valoriza sua história através dos seus filhos e mostra a grandiosidade da bienal que projetou não só a cidade, mas Sergipe também. “É o maior centro de Sergipe neste segmento. Isso é motivo de grande orgulho. Tivemos o apoio do Instituto Banese, das academias de Letras de Glória, de Tobias, Lagarto, Laranjeiras e da Academia Sergipana, cujo presidente, Anderson Nascimento, fez a abertura oficial do evento”, disse. As escolas, de acordo com Maria Mendonça, se mobilizaram e tiveram participação nas exposições e nos debates.